Beleza

Cabelo ruivo: cabeleireiros dão dicas para manter a cor perfeita por mais tempo

08 Out 2021 - 18h45 | Atulizado em 08 Out 2021 - 18h45
Cabelo ruivo: cabeleireiros dão dicas para manter a cor perfeita por mais tempo

Os tons de vermelho nunca saem de moda e é tendência para o verão 2022. Dos tons naturais, alaranjados e acobreados, aos vermelhos mais quentes como cereja ou marsala, o cabelo ruivo é versátil e o que não falta são opções para quem quer mudar de visual com o impacto que só um vermelho traz.

Depois de escolher sua nuance favorita, o próximo – e mais importante – passo são os cuidados, cada tom tem sua característica e necessidade do tratamento certo para não deixar os fios despontados e sem vida após a coloração, principalmente  se a intenção é aproveitar o sol na estação mais quente do ano. Os hairstylists  Wallisson Jesus e Eron Araújo dão dicas de como manter o ruivo perfeito sem perder um dia de verão.


Marina Ruy Barbosa. (Foto: Reprodução/ Instagram)


 Como escolher o ruivo perfeito?

O primeiro ponto é pensar qual mensagem você quer passar com seu cabelo e quanto trabalho você quer ter para construir e manter sua cor. Quanto mais natural for, mais fácil é a manutenção. Porém, se você quer causar, não há nada como um laranjão ou um vermelho fogo! Uma dica boa é combinar com a cor de sua pele. Peles claras contrastam mais com cores escuras, enquanto tons mais próximos do loiro podem ser mais naturais; já para quem tem a pele negra, tons escuros dão um resultado mais natural, enquanto tons claros são mais impactantes.

É preciso descolorir o cabelo antes de ficar ruiva?

Sim e não. Hoje em dia existem técnicas que dispensam a descoloração que, além de prejudicar os fios, é um dos principais causadores de desbotamentos. “Quando se faz o ato de descolorir, o pigmento não se aprisiona no interior do fio”, explica Wallisson. Porém, se você tiver o cabelo muito escuro, talvez seja necessário passar por esse processo primeiro. “Minha dica é investir em técnicas como ombré ou baby lights. Assim, o profissional irá descolorir o cabelo até chegar num tom acobreado, sem necessidade de chegar em um tom loiro, e depois acertar o tom com um tonalizante!”, recomenda Eron.


  Julianne Moore. (Foto: Reprodução/ Getty Images)


Como cuidar do ruivo para que não desbote tão fácil?

Se você precisou descolorir, é essencial cuidar da saúde do cabelo, com tratamentos e hidratações. Para manter a cor rica por mais tempo, Eron indica usar produtos como shampoos e condicionadores que possuem pigmento. Tonalizar no salão também é uma ótima opção e pode ser feita, em média, a cada 15 dias. “Produtos de qualidade protegem a cor. O ideal é usar shampoos com PH 4,5 e, de preferência, com tecnologia micelar -- igual as águas micelares para o rosto”, completa Wallisson.

 

https://inmagazine.com.br/post/LOreal-lanca-campanha-de-combate-ao-assedio-sexual-nas-ruas

 

https://inmagazine.com.br/post/Primavera-Cuidados-com-os-cabelos-na-estacao

https://inmagazine.com.br/post/Mercado-de-cosmeticos-e-aposta-de-grifes-de-moda

 

E como evitar que ele fique "opaco"?

Hábitos do dia a dia fazem toda a diferença! “Evitar a água quente ao lavar o cabelo -- quanto mais fria melhor -- e sempre utilizar protetor térmico antes de eletrônicos como secador, chapinha e outros aparelhos”, diz Eron. Investir em cronogramas capilares para proteger a cor, hidratar, nutrir e reconstruir faz com que suas madeixas continuem sedosas e brilhantes. 


  Cris Oliveira. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Qual tom de ruivo é a cara do verão 2022?

“Existe realmente uma infinidade de ruivos. Para mim o natural sempre ganha! Meu tom favorito, e que acredito que seja a nova tendência, é um ruivo mais alaranjado, aquele tom que costumamos ver em crianças ruivas”, conta Eron.

 

Foto destaque: Marina Ruy Barbosa. Reprodução/ Instagram