Beleza

Cabelos ralos x Cabelos finos: entenda as principais diferenças

28 Jan 2023 - 13h08 | Atulizado em 28 Jan 2023 - 13h08
Cabelos ralos x Cabelos finos: entenda as principais diferenças

Qual a principal diferença entre cabelos ralos e cabelos finos? Não, eles não são iguais. Te explicamos: os fios mais ralos são distinguidos por mudanças que enfraquem a estrutura capilar, como procedimentos químicos ou efeitos colaterais por causa de doenças. Enquanto isso, os cabelos finos são definidos geneticamente e não possuem a espessura modificada. Como descobrir qual o seu tipo de cabelo? Como cuidar? Para desvendar todas essas questões de uma vez por todas, trouxemos dicas que vão te ajudar; confira.

Cabelos finos

Trata-se da espessura do fio e a quantidade deles e, que existe as seguintes possibilidade: talvez você tenha muito cabelo, no enquanto com a fibra mais fina; possuir fios mais grossos, mas em quantidade menor; ou ter a fibra capilar mais em pouquíssima quantidade, como a apresentadora de televisão Angélica Ksyvockis. Essas características são programadas geneticamente, o que significa que elas não possuem relação com os processos físicos e cuidados feitos nos cabelos. 


Angélica Ksyvockis em seu Instagram. Foto: Reprodução/Terra


 

Como cuidar dos cabelos finos 

Embora essa seja uma característica biológica e não de danos provocados, as formas dos fios são mais delicadas e necessitam de cuidados específicos para que estejam saudáveis, para isso, evite lavá-los com água em temperaturas elevadas, utilizar ferramentas de calor muito quentes e fazer procedimentos químicos em excesso.

O ideal é investir em tratamentos que sejam enriquecidos em proteínas, aminoácidos e lipídeos, responsáveis pela reposição da massa capilar. Escolha produtos que garantem textura, como pó modelador, que irá ajudar na fixação dos penteados e dar o efeito de volume. 

Como cuidar dos cabelos ralos 

É necessário investigar os agentes causadores desse afinamento. Para isso, 'bata um papo' com o seu cabeleireiro, para descobrir qual a causa dos danos gerados, como um procedimento químico, por exemplo. Um profissional saberá como diferenciar a saúde dos fios e sugerir soluções para o tratamento, como dermatologista ou tricologista. O diagnóstico é importante para que os cuidados estabeleçam fios mais fortes e saudáveis. 

Foto destaque: cabelos brilhosos que saudáveis. Reprodução/Terra

 

LEIA MAIS