O cachorro Coco, um labrador marrom de 2 anos de idade, foi resgatado no início de março por um abrigo na cidade de Plymouth, na Inglaterra. A instituição responsável pelo resgate foi o Woodside Animal Welfare Trust. O “doguinho” é o primeiro a ser tratado por dependência alcoólica por uma equipe de resgate no Reino Unido. O cão foi levado para a instituição depois da morte de seu antigo dono, acompanhado de outro cachorro.
Conforme informações recebidas pela equipe do abrigo, Coco começou a desenvolver dependência alcoólica devido ao fato de seu antigo tutor permitir que ele consumisse bebidas alcoólicas antes de dormir. Quando chegou ao abrigo, o cãozinho necessitou de cuidados intensivos e permaneceu sedado por quatro semanas para evitar a ocorrência de sinais de abstinência e qualquer possível agravamento de seu estado de saúde.
Embora fisicamente tenha se recuperado, Coco ainda não está pronto para adoção, pois precisa de um acompanhamento mais intenso para lidar com sua ansiedade. A instituição ressalta a importância da unidade de cuidados especiais e enfatiza a tragédia da história do cachorro.
Num post compartilhado pela instituição diz: “Coco está conosco há mais de um mês, tendo necessitado de cuidados intensivos desde que chegou. Sua história é trágica e evidencia o quão vital é nossa unidade de cuidados especiais”.
Apesar dos esforços, o amigo de Coco não resistiu. A instituição afirma que a dependência alcoólica em cachorros é uma situação extremamente rara, mas que é importante estar ciente dos riscos do consumo de álcool em animais.
Como destacado pela equipe do abrigo, Coco é um caso raro e trágico que chama atenção para a importância dos cuidados com os animais. É necessário respeitar as limitações e necessidades de cada ser vivo e evitar atitudes irresponsáveis que podem causar danos à saúde e bem-estar deles.
Imagem Destaque: Reprodução/Instagram