Tech

Cães robôs participarão de exposição coletiva em museu na Austrália

10 Abr 2023 - 15h00 | Atulizado em 10 Abr 2023 - 15h00
Cães robôs participarão de exposição coletiva em museu na Austrália

Segundo a National Gallery of Victoria, em Melbourne, na Austrália, está se preparando para promover uma exposição coletiva que acontecerá em dezembro deste ano. A trienal contará com a participação de 100 artistas, incluindo três cães robôs da Boston Dynamics que já estão sendo treinados para pintar telas acrílicas com bastões de tinta de óleo. A artista plástica Agnieszka Pilat é a responsável pelo treinamento dos robôs, diz que estão tendo "aulas de arte" há quatro meses.
Pilat é conhecida pelo seu trabalho que une arte e tecnologia. Ela programou os cães robôs para entender uma série de fatores e comandos para executá-los na ordem que acharem adequada, com variações que vão da direção em que o braço mecânico se move até a força usada para pressionar a tela. Segundo a artista, os cães robôs são brincalhões e parceiros. "Quando as pessoas conhecem o Spot pessoalmente, a grande maioria se apaixona muito rápido - é difícil não se encantar por eles porque são muito fofos", completa.
Os retratos pintados em tela pelos robôs costumam ser infantis, o que é uma escolha deliberada de programação, porque Pilat os considera "crianças em idade humana, que sabem muito, mas entendem muito pouco". Para a artista, é nossa obrigação como "pais" dos robôs envolvê-los e treiná-los para serem bons futuros cidadãos.
Além dos cães robôs, a trienal da National Gallery of Victoria contará com a participação de vários artistas renomados, como Yoko Ono e Tracey Emin. O diretor do museu, Tony Ellwood, disse que a trienal seria "um vislumbre atraente e instigante do mundo de hoje", abordando três temas principais - magia, memória e matéria.




Pilat conheceu os robôs quando foi contratada pela Boston Dynamics para pintar um modelo da empresa conhecido como Spot. Ela o viu como uma nova celebridade e uma nova classe dominante na sociedade. "Os retratos refletem o poder na sociedade - Andy Warhol estava pintando celebridades, retratos antigos refletiam a aristocracia. Agora, o poder está indo para a máquina e é nossa obrigação realmente nos envolvermos com ela", avalia.
De uma coisa temos todos a certeza: eles serão uma das atrações mais esperadas da exposição coletiva, juntamente com outros artistas renomados. Para Pilat, é importante envolver os robôs na sociedade e treiná-los para serem bons futuros cidadãos. A trienal será "um vislumbre atraente e instigante do mundo de hoje", abordando temas como magia, memória e matéria. A arte e a tecnologia se unem mais uma vez, desta vez com a ajuda de cães robôs que prometem encantar a todos com suas habilidades artísticas. Agnieszka Pilat é a responsável pelo treinamento dos robôs.

 

Foto destaque: Reprodução/ Época Negócios.