Moda

Calça jeans: a peça mais versátil de todos os tempos continua se reinventando

11 Nov 2021 - 19h37 | Atulizado em 11 Nov 2021 - 19h37
Calça jeans: a peça mais versátil de todos os tempos continua se reinventando

O tecido mais usado no mundo foi criado em meados dos anos 1800, na cidade de Nimes, na Franca. Na época, o material era composto por sarja de algodão, não muito maleável e possuía tons terrosos, por conta de sua durabilidade, era utilizado na fabricação de calças para marinheiros durante suas viagens. Ficou conhecido como “Tecido de Nimes”, e logo ganhou o apelido francês de “Jean”.

A fama do tecido chegou até Levi Strauss, dono de uma fábrica de tecidos que viu no material a resistência e durabilidade perfeitas para exportação e decidiu enviá-lo para os Estados Unidos, onde começou a ser usado por mineradores. Quase um século depois, em 1890, nasceu então a calça jeans que conhecemos hoje e que se tornou referência de moda no mundo inteiro, o modelo 501, da Levi’s.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Festival-Internacional-de-Documentarios-de-Moda-2021-comecou-no-Rio-de-Janeiro

https://inmagazine.ig.com.br/post/McDonalds-lancou-uma-colecao-de-roupas-e-acessorios-na-loja-Mequi-1000-em-Sao-Paulo

https://inmagazine.ig.com.br/post/Moda-faceis-e-baratas-que-irao-mudar-o-seu-look-para-o-fim-de-ano

A peça se popularizou nos closets norte-americanos após ser inserida nos figurinos de grandes estrelas de Hollywood como John Wayne, e Gary Cooper nos clássicos de faroeste e mais tarde com os eternos galãs do cinema, James Dean e Marlon Brando, cujo look se eternizou como o “visual de badboy” ao ser combinado com clássica t-shirt branca e jaqueta de couro. O jeans ganhou os palcos (e os gramados) com o movimento hippie na década de 70, que adotou a peça em seu modelo flare que se tornou popular nos festivais de música e nas festas do Studio 54.

Mas foi nos 80 e 90, com a explosão do pop, que o jeans se tornou o item indispensável nas grandes divas, como Whitney Houston, Britney Spears e Beyoncé e ganhou espaço nos figurinos de clipes e shows, e finalmente conquistando as passarelas e capas de revista pela primeira vez através de campanhas de grifes como Calvin Klein e Versace.


Kate Moss em campanha dos anos 90.(Foto:  Reprodução/ Instagram)


Nos anos 2000, o jeans ganhou cintura baixa e foi combinado com stretch para criar um look ajustado e sexy (tendência que retorna na próxima temporada com o revival do visual Y2K). Surgindo em versões bordadas, com strass e aplicações como brochês e alfinetes, a peça se tornou a queridinha de famosas como Paris Hilton, Christina Aguilera, Lindsay Lohan e as Destiny’s Child.

Em 2021, o jeans retorna em seus diferentes formatos que marcaram época e nunca saem de moda.

Mom Jeans


Luísa Sonza. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Hit dos anos 80 e 90, a mom jeans trouxe uma modelagem casual e vintage, podendo ser combinada croppeds e maxi tênis. 

Pantacourt


Olivia Culpo. (Foto: Reprodução/ Getty images)


O modelo que surgiu em meados da década de 20, com sua bainha alargada e cintura alta, é uma das calças mais confortáveis já criadas, mas é preciso se atentar as proporções da peça, já que ela pode dar a impressão de diminuir a estatura.

Skinny Jeans


Martha Hunt.(Foto: Reprodução/ Getty images)


Febre dos anos 2000, o jeans “magrinho” retorna em seu modelo justo e em cintura baixa, favorito entre as celebridades e pessoas magras. A dica é apostar em acessórios e itens que deixem a produção única e charmosa.

 

Foto destaque: Calça jeans. Reprodução/ Pexels