Saúde e Bem Estar

Campanha da prefeitura de Belém faz cadastramento para o SUS

26 Abr 2022 - 17h08 | Atulizado em 26 Abr 2022 - 17h08
Campanha da prefeitura de Belém faz cadastramento para o SUS

Desde a última segunda feira (25), no horário das 7h às 12h, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estão fazendo a campanha de cadastramento de usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorre em dez unidades da rede SUS na capital do estado paraense Belém, o cadastro é fundamental para a população ter acesso a atendimento médico gratuito.

A primeira semana da campanha, período de 25 a 29 de abril, o cadastramento será feito nas unidades de saúde Tapanã 1, Parque Amazônia 1, Malvinas, Tenoné 2 e Águas Lindas 2.


Meta da prefeitura de Belém é chegar a 650 mil cadastros (Foto:Reprodução/OLiberal)


Na segunda semana de campanha, no período de 2 a 6 do mês de maio, os cadastros serão feitos para os usuários das Unidades de Saúde da Família (USF) Riacho Doce, Mangueirão, Galo 2, Paracuri 2 e Souza.

No ano de 2021, a prefeitura de Belém iniciou o cadastramento de usuários, esse cadastramento é fundamental para garantir consultas, atendimento multiprofissional, vacinação e acompanhamento de pré-natal, hipertensão, hanseníase, diabetes e tuberculose para toda a população da cidade.

A meta da prefeitura é cadastrar cerca de 650 mil pessoas, até o momento a campanha já conseguiu obter um total de 440 mil cadastros.

A ação promovida pelas autoridades é chamada de Cadastra Belém e faz parte do programa Rede Belém de Saúde nas Comunidades. Esse programa visa ofertar para os moradores de comunidades serviços de prevenção e de cuidados básicos à saúde tanto na capital paraense quanto nos distritos ao redor dela.

Ao realizar todo o cadastramento, a população passa a ter todos os seus dados disponíveis e atualizados no SUS, dessa forma facilita e agiliza o atendimento feito nas unidades de saúde da capital e ao acesso dos serviços básicos de saúde.

Foto destaque: Cartão do SUS. Reprodução/Prefeitura de Belém