Notícias

Carnaval do Rio: Destaques na segunda noite de desfiles

24 Abr 2022 - 19h00 | Atulizado em 24 Abr 2022 - 19h00
Carnaval do Rio: Destaques na segunda noite de desfiles

Neste sábado (23) aconteceu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca foram os destaques da vez. Os enredos giraram em torno de temáticas africanas.

A segunda noite enfrentou alguns problemas técnicos, A Paraiso da Tuiuti ultrapassou dois minutos do tempo, Portela teve carro danificado, a Mocidade estava com falha em estrutura desmembrada.


 

                                  

 Desfile da Paraiso Tuiuti 2022. Reprodução/ G1.


Já a Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca desfilaram sem problemas aparentes.

A Grande Rio teve o orixá Exu como centro no enredo, de forma desmitificada, e a Vila Isabel fez um tributo a Martinho da Vila. A Unidos da Tijuca contou a lenda indígena do guaraná. 

Paraiso da Tuiuti mostrou muito da cultura pop nesse ano, usando figuras como Beyoncé, Pantera Negra e RuPaul. O foco era celebrar figuras negras em diversos cenários da mídia. Infelizmente, por conta dos problemas técnicos, a escola acelerou o ritmo do desfile no final, mesmo assim, excedeu dois minutos do tempo, custando dois décimos a menos da nota.

Portela falou sobre resistência, longevidade, sobrevivência, e raízes profundas, através de árvore gigante de baobá. A escola também homenageou o presidente Monarco que faleceu em 2021 aos 88 anos. Mocidade Independente de Padre Miguel homenageou o orixá caçador que vive nas matas (Oxóssi). A maior atração visual foi tripé com árvore gigante.

Unidos da Tijuca usou muitas cores lúdicas e vibrantes para a narrativa do indígena guaraná. A rainha da bateria, Lexa, usou figurino inspirado no visual de Luma de Oliveira em desfile de 2005.

Grande Rio teve a narrativa de Orixá de maneira desmistificada. A escola trouxe famosos como de costume ao desfile, como Monique Alfradique, Bianca Andrade, Pocah, David Brazil, Gil do Vigor e a rainha de bateria Paolla Oliveira.

 


Diogo Nogueira e Paolla Oliveira em desfile da Grande Rio. Roprodução/ Ofuxico. 


Vila Isabel exaltou Martinho da Vila, presidente de honra da escola, e o público comemorou com a chegada de Sabrina Sato, rainha da bateria que conseguiu chegar a tempo depois de maratona de desfile, na Gaviões da Fiel, em São Paulo.

 

Foto em destaque: Desfile da Mocidade 2022. Reprodução/ Youtube.

Mais Lidas