Saúde e Bem Estar

Casos de dengue voltam a subir em todo o país

22 Abr 2022 - 15h10 | Atulizado em 22 Abr 2022 - 15h10
Casos de dengue voltam a subir em todo o país

Casos de dengue começou a subir novamente no Brasil, no começo deste ano, os boletins epidemiológicos voltaram a alertar os brasileiros. Segundo o que foi informado pelo Ministério da Saúde, dobrou os casos neste ano em relação ao comparativo do mesmo período de 2021.
Agora um novo levantamento foi levantado e mostrou que existem atualmente, cerca de 400 mil novos casos possíveis da doença. Que representa um aumento de quase 95% dos casos, com relação ao mesmo período do ano passado.
Até agora, 184 brasileiros podem estar infectados com a doença indica o cálculo, a cada 100 mil habitantes. Que no caso é um número bastante alto.

Motivos do aumento dos casos de dengue

Segundo a pesquisa, Rosylane Rocha, que é vice-presidente do Conselho de Medicina, "existem fatores que podem justificar os motivos para explicar o aumento dos casos de dengue. O primeiro deles, que a doença considerada sazonal, portanto, ela tende a aumentar normalmente em períodos mais quentes e com tendências de chuva. Quando chove muito, são muitos os lugares que tendem a acumular água, e isso favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença e que o medo da Covid-19 fez muita gente procurar atendimento médico, aumentando os registros oficiais de casos de dengue, já que, no início as duas doenças têm sintomas parecidos".

Lugares com taxas de casos de dengue muito maiores

No país a taxa muito é maior em regiões centrais, como a Centro-Oeste. Capitais como Brasília, Goiânia, Palmas entre outras, conseguem ter números de cerca de 700 casos para cada 100 mil habitantes. Algo que é extremamente maior do que em outros lugares.


Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya. Foto destaque: Reprodução/ilustração


As  pessoas que se contaminaram com o vírus da  Covid-19 e logo em sequência pegaram dengue, sintomas confundem, e por isso, o tratamento negligenciado. De acordo com um novo boletim feito pelo Ministério da Saúde, até o momento, 112 pessoas morreram no país, das 280 que tiveram complicações com a doença.

Foram informados nos registros casos que aconteceram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás e Santa Catarina. Contudo, ainda existem 170 mortes que estão em investigação que também podem estar associadas a doença.

Os sintomas mais comuns dos casos de dengue são febre alta, dores de cabeça, prostração, fraqueza, dor nos olhos, dores nas articulações do corpo e erupções cutâneas. Em alguns casos mais graves, também pode acontecer vômitos e náuseas e isso acarretar na perda de peso.

 

 

Foto destaque: Reprodução/Fiocruz