Notícias

Céu do sul da Espanha é escurecido por areia do Saara

16 Mar 2022 - 08h00 | Atulizado em 16 Mar 2022 - 08h00
Céu do sul da Espanha é escurecido por areia do Saara

Uma nuvem de poeira do Saara, no continente africano, está se deslocando para regiões mais ao norte e, de acordo com os órgãos oficiais, é um evento com uma intensidade que não acontecia há décadas. Com o fenônemo, o céu de regiões europeias tomaram um tom avermelhado, chegando até fazer com que alguns internautas comparassem a cor das paisagens com o planeta Marte.

A meteorologia local afirma que há risco de chuvas fortes, ventos intensos e agitação no mar. A cidade Málaga, localizada ao sul da Espanha e que recebeu alerta laranja, foi a região mais afetada. A meteorologia também chamou a atenção para redução da visibilidade, piora na qualidade do ar e efeitos que podem prejudicar à saúde.

Já se sabe nas projeções da AEMET (Agência Estatal de Meteorologia da Espanha) que a onda de poeira deve começar a se dissipar a partir de quarta-feira (16) com a chegada de ar úmido do Mar Mediterrâneo, que pode causar, inclusive, fortes precipitações na região mediterrânica peninsular do país e nas ilhas Baleares.

Desde a tarde de segunda-feira (14), habitantes de várias regiões da Europa já podiam observar esse fenômeno curioso, que tem causado muitas alterações na paisagem dos céus, principalmente de Portugal e da Espanha, na Península Ibérica.


Cidade de Múrcia com a passagem da tempestade de areia saariana (Foto:Reprodução/Twitter)


A prefeitura de Madrid, por exemplo, aconselha pessoas com esse tipo de doenças a não praticarem exercícios físicos ao ar livre. Também aconselha a população a usar transporte público para reduzir a quantidade simultânea de partículas nocivas no ar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as poeiras devem persistir pelo menos até o fim de quinta-feira (17). Em fevereiro de 2021, um grande evento semelhante também chegou até a França, impressionando também aos franceses.

Foto Destaque: Reprodução/Twitter

 

Mais Lidas