O desfile da Chanel aconteceu nesta terça-feira (24), durante a Semana de Alta Costura de Paris. A coleção primavera-verão foi apresentada ao público no Grand Palais Éphémère e contou com um cenário composto por 11 animais criados por Xavier Veilhan, feitos de madeira, papelão e papel, que foram revelando as modelos uma por uma.
Na coleção de Alta Costura Primavera-Verão 2023 da Chanel, a diretora de criação da marca, Viviane Viard trouxe para a passarela além do icônico casaco de tweed da Chanel outras peças como paletós, camisas, shorts, saias plissadas e vestidos. Os looks bordados tiveram inspiração no mundo animal e o público ainda assistiu às modelos desfilarem com cartola, gravata-borleta, luvas brancas, botas e até capa de cetim.
Desfile de Alta Costura Primavera-Verão 2023 da Chanel (Reprodução/@chanelofficial/Instagram)
A modelo Vivienne Rohner inciou o espetáculo saindo de um grande pássaro desenhado por Veilhan, que foi inspirado pelas esculturas de aves que ele viu no apartamento de Coco Chanel. O primeiro look da coleção, apresentado ao público na campanha de divulgação do desfile, era um vestido casaco curto em tweed branco ótico com lapela dobrada sobre uma minissaia de tule com bordado de pérolas e cristais.
Campanha de divulgação do desfile da Chanel (Foto: Reprodução/@chanelofficial/Instagram)
Em um vídeo postado no perfil oficial da marca, Xavier Veilhan conta que o bestiário de Coco Chanel serviu como o começo de uma nova história, de um novo mundo, que conforme ele, Virginie Viard está sempre criando para o desenvolvimento de suas coleções. Com isso, ele se deixou levar pela fantasia permeada de toda a simbologia que os animais carregam consigo. “Eu me interesso em como animais se ligam a certo lugares, vilas, ao folclore, às tradições… Sugeri um cenário que lembrava uma festa de aldeia.”, revelou o artista.
A colaboração entre Virginie Viard e o artista Xavier Veilhan já havia acontecido em coleções anteriores. Dessa vez, a dupla se inspirou no apreço por esculturas de animais que Gabrielle Chanel tinha e se aprofundaram nessa temática levando para a passarela o que chamaram de “um bestiário estilizado”.
Foto Destaque: Modelos em desfile da Chanel. Reprodução/@justfashionworld/Instagram