A Chanel desfilou no último dia da Semana de Moda de Paris, terça-feira (04), no Grand Palais Éphémère e trouxe a inspiração do audiovisual em preto e branco para a passarela. Com grandes telões espalhados pela sala, os espectadores assistiram ao vídeo produzido especialmente para o desfile com a musa da marca, Kristen Stewart.
Kristen Stewart é musa da Chanel (Foto: Reprodução/Instagram)
No curta-metragem, ao sair de um cinema parisiense, a atriz é questionada sobre o que a deixa esperançosa com relação ao futuro.
“Nossas identidades são projetos de arte em evolução ao longo da vida. Saber quem você é é adotar um animal sujeito a mudanças. Não é uma noção fixa. As mitologias que nos definem, que nos unem, são nossas para criar… eu acho que é importante queimar seu melhor ontem, todo dia, para que você possa começar de novo.”
Filme gravado para o desfile da Chanel na Semana de Moda de Paris 2022 (Reprodução/Instagram)
A apresentação da coleção primavera-verão pensada pela diretora criativa da marca, Virginie Viard, foi inspirada pelo audiovisual e exibiu em grandes telões o filme ‘O Último Ano em Marienbad’ (1961) enquanto as modelos caminhavam pela passarela.
A coleção Ready-to-Wear (pronta para usar) Primavera-Verão 2023 apresentou a reinterpretação do tweed, tecido com lã de fio grosso, presente nas peças mais icônicas da grife francesa. Aplicado em vestidos, casacos, ternos de saia cropped e macacões largos com variações de cores como verde mar, damasco e rosa. Os itens ganharam leveza ao serem amarrados com contas de cristal, envoltos por fios de tule ou folheados com penas.
Virginie Viard trouxe o clássico preto e branco em peças com apliques de pétalas de margarida em cashmere e conjuntos curtos enfeitados com bolinhas. A combinação com rendas, meias em malha de cristal e detalhes com laços de fita trouxeram glamour e requinte para as peças.
Modelo em desfile da Chanel (Foto: Reprodução/Instagram)
O fundo cinematográfico homenageando um dos clássicos da Nouvelle Vague apresentou a intenção da diretora criativa de fundir o clássico com o moderno, que inspirou a criação das peças da coleção de 2023 da grife. É importante destacar também que Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, desenhou figurinos para muitos filmes.
Foto Destaque: Desfile da Chanel. Reprodução/Instagram