Notícias

Charles III é oficialmente consagrado a Rei; confira os detalhes das vestes da coroação

06 Mai 2023 - 10h00 | Atulizado em 06 Mai 2023 - 10h00
Charles III é oficialmente consagrado a Rei; confira os detalhes das vestes da coroação

O rito de coroação do rei Charles III e da rainha consorte Camila, que aconteceu neste sábado (06), custou o equivalente a cerca de 100 milhões de libras (aproximadamente R$ 624 milhões) aos contribuintes britânicos. Charles e Camila reutilizam itens da Royal Collection, usados ​​por monarcas em coroações anteriores. Durante o serviço de coroação, foram usadas vestimentas usadas na coroação do Rei George IV em 1821, do Rei George V em 1911, do Rei George VI em 1937 e da Rainha Elizabeth II em 1953, incluindo o Colobium Sindonis, a Supertúnica, o Manto Imperial, o Cinto da Espada da Coroação e a Luva da Coroação.

A Supertúnica, feita em 22 de junho de 1911 por Wilkinson and Son, Robe-makers e Tailors, é semelhante à uma jaqueta dourada, com mangas e é usada sob o Manto Imperial. O Soberano vestirá a Supertúnica após a Unção, com o Cinto da Espada da Coroação.

Cada lado do Manto Imperial, tem uma faixa bordada com fios em espiral, e hastes folhosas na arte da ourivesaria em paramentos eclesiásticos do período medieval, confeccionado em fios de ouro, prata e seda, seda, franja em lingotes de ouro.

O Cinto da Espada da Coroação é feito de tecido de veludo bordado com fios de ouro, prata e seda e apresenta pérolas e pedras preciosas. O acessório é usado sobre a Supertúnica e segura a Espada da Coroação, que é um dos símbolos mais importantes da cerimônia de coroação. A Espada é retirada do altar pelo Arcebispo de Canterbury e apresentada ao Soberano, que a recebe e a coloca de volta no altar como um sinal de submissão a Deus.


Vídeo oficial do momento da consagração do Rei Charles III (Reprodução/@TheRoyalFamily)


A Luva da Coroação ou manopla é usada para segurar o Cetro do Soberano durante a Coroação e então removida antes do processamento para a Cadeira do Trono e também para posse do anel e da espada utilizada na mão direita do Rei, essa mesma luva foi utilizada na coroação de George VI em 1937, foi fabricada por Ede & Ravenscroft. Confeccionada em cetim branco e bordado em ouro e apresentando a Cruz de Sant Eduard e outros detalhes reais; outros detalhes de cada figurino, pode ser visto no próprio site e página oficial da família real.

Foto destaque: Rei Charles III e Rainha consorte Camila. Reprodução/BBC Reino Unido.