O jogador de futebol de 31 anos, Christian Atsu estava desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (6), quando ocorreu um terremoto de magnitude 7,8.
O desastre matou mais de duas mil pessoas só na Turquia e aconteceu perto da fronteira com a Síria, onde quase outras duas mil pessoas já foram mortas. Atsu estava em Hatay, uma das cidades onde os efeitos do terremoto foram mais intensos.
Atsu foi encontrado vivo e aparentemente bem, apenas com alguns machucados no pé direito.
Tendo passagens por clubes famosos como Chelsea, Newcastle, Everton, Porto e Málaga, Atsu agora pertence ao clube da cidade, o Hatayspor. No momento, ele encontra-se internado em um hospital local por motivos de protocolo, e além dos ferimentos no pé, também está com problemas respiratórios devido ao acidente.
Mais cedo, seus ex-clubes Chelsea e Newcastle se manifestaram em solidariedade ao jogador, enviando forças ao mesmo pelas redes sociais:
We're praying for you, Christian Atsu. https://t.co/KSG2YeGpP0 pic.twitter.com/KNvQExSfid
— Chelsea FC (@ChelseaFC) February 6, 2023
Chelsea em comunicado via Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)
Praying for some positive news, @ChristianAtsu20. pic.twitter.com/HQT6yZOmRB
— Newcastle United FC (@NUFC) February 6, 2023
Newcastle também enviou forças ao jogador. (Foto: Reprodução/Twitter)
Não apenas Atsu, também estavam perdidos Taner Savut, atual diretor do clube e um intérprete. As equipes de resgate já foram capazes de encontrar com vida os futebolistas Onur Ergun e Burak Oksuz. O atleta Kerim Alici felizmente pode sair debaixo dos escombros por conta própria.
O treinador da equipe e ex-goleiro do Fenerbahçe e da seleção turca, Volkan Demirel, soltou um comunicado: "Socorro. Quero pedir-vos que enviem todos os recursos que têm. Não é só Hatay ou Antakya (regiões da Turquia). Por favor, peço a você, pelo amor de Deus! Tem gente morrendo aqui".
Segundo o governo turco, o terremoto é considerado o pior desde 1939, e além das mortes, também foi responsável por deixar milhares de pessoas desaparecidas nas regiões da Turquia e da Síria.
Desastres naturais são considerados tragédias impossíveis de se controlar e certos locais acabam sendo mais propícios de eventos como este.
É recomendável em situações de terremoto se abaixar e procurar um local seguro para se proteger como cantos de salas, debaixo de alguma mesa ou de uma cama e aguardar até o cessar do sismo. Se manter longe de espelhos e janelas. E em caso de estar em um local com grande quantidade de pessoas, não deixar o mesmo. E sempre ficar de olho no que está caindo perto de onde estiver.
Foto Destaque: Christian Atsu. Reprodução/Instagram