Por volta das 20h de terça-feira (07), a cidade do Rio de Janeiro entrou em estado de alerta acionando 113 das 162 sirenes existentes da Defesa Civil nas comunidades. Dos cinco níveis existentes, este é o quarto nível de risco para acidentes no monitoramento do Centro de Operações da Prefeitura.
Somente na nesta terça-feira, o corpo de bombeiros atendeu a 170 ocorrências que estão de alguma forma relacionadas aos danos da chuva, em todo o estado. Entre os atendimentos estão cortes de árvores, alagamentos, inundações e resgate de pessoas. Devido ao alagamento, diversos cariocas estão com os carros ilhados.
A Avenida Niemeyer e a estrada de Grajaú-Jacarepaguá tiveram seu trafego interditado no inicio da noite de terça. As linhas BRT e VLT ficaram com parte de suas atividades suspensas.
De 106 ocorrências sobre os alagamentos na cidade maravilhosa, 63 estão relacionados a bolsões de água que não esvaziaram após a chuva, e dificultam a passagem de automóveis e pedestres nas ruas.
Os locais registrados com alagamentos são Copacabana, Humaitá, Rio Comprido, Grajaú, Maracanã, Catete e Vila Isabel.
O governador Cláudio Castro, do partido PL, declarou estar em contato com os prefeitos de São Gonçalo e Silva Jardim, para prestar ajuda.
Acabo de falar também com prefeitos de diversas cidades, entre elas do Rio, @eduardopaes, de Silva Jardim e de São Gonçalo, e reiterei nosso apoio e suporte às prefeituras.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) February 7, 2023
Governador Cláudio Castro sobre chuvas no Rio de Jneiro. (Foto: Reprodução/ Twitter)
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do partido PSD, também mandou recado para a população pedindo para que as pessoas continuem agindo normalmente na medida do possível. “A tendência agora é de diminuir na madrugada. Amanhã a gente pode ter um dia complicado de novo, declarou o prefeito.
Até o momento em que esta matéria foi escrita, o site Alerta Rio ainda não tinha atualizado suas informações para a previsão do tempo para esta quarta-feira (08). Já o instituto Nacional de Meteorologia previu tempestade com risco de chuva de granizo e sinalizou como alerta laranja para o sudeste brasileiro.
Foto destaque: Resultado das chuvas no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/ Agência Brasil.