Notícias

Chuvas fortes podem ultrapaassar 100mm em 24 horas no feriado

07 Abr 2023 - 10h51 | Atulizado em 07 Abr 2023 - 10h51
Chuvas fortes podem ultrapaassar 100mm em 24 horas no feriado

Chuvas fortes previstas para atingirem o estado de São Paulo durante a Páscoa podem superar 100 mm em 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na última quarta-feira (5), a Defesa civil emitiu um alerta para temporal, que pode causar desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações alagamentos, enxurradas e raios.

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira (7), o litoral do Paraná e de São Paulo devem sofrer com volumes significativos de chuva, podendo superar a marca de 100 mm em 24 horas em áreas específicas, principalmente na faixa entre o litoral paranaense e a Baixada Santista.

Entre o sábado (8) e domingo (9), a área entre o Litoral Norte de São Paulo e o leste do Rio de Janeiro podem sofrer com chuvas superiores a 100 mm e chuvas ocasionais com variadas intensidades. O restante do litoral paulista também seguirá com chuva.

“Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o Litoral Paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, ressaltamos que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva”, diz a nota emitida pela Defesa Civil.


Publicação da Defesa Civil de São Paulo alertando sobre as fortes chuvas. (Reprodução/Instagram)


Para os especialistas, há uma maior atenção para a Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, sofrendo com uma chuva forte e contínua. Na capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de uma chuva moderada.

É recomendado ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, além de rachaduras nas paredes e portas. Caso perceba esses sinais, deve-se sair urgentemente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199. Para mais informações e ajuda, é possível baixar o aplicativo “Alerta SP” ou utilizar o site www.spalerta.gov.br, ambos da Defesa Civil.

Foto destaque: Carros parados em alagamento. Reprodução/Romerito Pontes/Futura Press/Folhapress