Notícias

Ciclone tropical deixa pelo menos 9 mortos nas Filipinas

12 Out 2021 - 12h00 | Atulizado em 12 Out 2021 - 12h00
Ciclone tropical deixa pelo menos 9 mortos nas Filipinas

Na noite passada (11), o ciclone tropical Kompasu atingiu as Filipinas com ventos de até 100km/h deixando 9 mortos e 11 pessoas desaparecidas de acordo com a agência nacional de desastres. Na província de Benguet, ao norte do país, unidades locais informaram que quatro pessoas morreram num deslizamento de terra. Em Palawan, província insular no sudoeste, outras cinco pessoas morreram em enchentes. 

Os deslizamentos de terra e as enchentes foram provocadas por conta das fortes chuvas consequentes do ciclone. Foi preciso evacuar e abrigar quase 1.600 pessoas.


As Filipinas são um arquipélago com mais de 7.600 ilhas. (Foto: Reprodução/cnnbrasil)


A ilha Luzon, mais populosa do arquipélago, também foi castigada pelas fortes chuvas e sete pessoas estão dadas como desaparecidas.

Em entrevista à agência France-Presse (AFP), Rogelio Sending, que responde pelas comunicações para a província de Cagayan, disse que, "Onze municípios foram inundados mas a situação acalmou esta manhã". Após os deslizamentos, operações de busca e resgate conduzidas pelas autoridades, procuravam por 11 pessoas.

https://inmagazine.com.br/post/Covid-19-aumenta-numero-de-casos-em-criancas-no-Reino-Unido

https://inmagazine.com.br/post/Na-Russia-queda-de-aviao-deixa-ao-menos-16-mortos

https://inmagazine.com.br/post/Farmaceutica-Merck-solicita-autorizacao-a-FDA-para-uso-emergencial-de-comprimido-contra-a-Covid-19

 

Nesta terça-feira (12), o porta-voz do presidente Rodrigo Duterte, Harry Roque, afirmou que o governo está monitorando o desastre para que possa dar uma resposta. Ainda segundo o porta-voz, uma equipe de resgate está atuando no local, enquanto a energia elétrica e água são restauradas, além da limpeza das estradas.  

Conforme a agência meteorológica estadual informou, a tempestade deve deixar as Filipinas ainda hoje. Esta é a décima terceira tempestade tropical a atingir o país. Com mais de 7.600 ilhas, as Filipinas é um arquipélago que é atingido anualmente por aproximadamente 20 tempestades ou tufões, recebendo chuvas fortes provocando assim deslizamentos de terra.

O arquipélago possui um histórico de receber furacões, terremotos, erupções vulcânicas e outros desastres naturais sempre com consequências fatais devido à sua localização ao longo do chamado Anel de Fogo do Pacífico. Uma região oceânica com grande ocorrência de terremotos e erupções.

 

Foto Destaque: Reprodução/www.dn.pt