Notícias

Cinco candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido debatem ao vivo nesta sexta-feira

15 Jul 2022 - 14h42 | Atulizado em 15 Jul 2022 - 14h42
Cinco candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido debatem ao vivo nesta sexta-feira

Os cinco candidatos que restam na disputa para o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido vão se enfrentar no primeiro de três debates ao vivo na televisão nesta sexta-feira (15). Candidatos seguem na disputa após Boris Johnson renunciar ao cargo. 

No início, havia 11 concorrentes ao cargo de primeiro-ministro, mas esse número foi reduzido na terça-feira após nenhum dos candidatos conseguirem obter o apoio suficiente, porém, a disputa segue adiante na escolha por um sucessor de Boris. 


 

Restam 5 dos 11 candidatos ao cargo de primeiro-ministro na Inglaterra (Foto: Reprodução/ Mundo Deportivo).


A ministra das Relações Exteriores Liz Truss soma 64 votos. A ex-ministra do Governo Local e Igualdades, Kemi Badenoch, teve 49. Tom Tugendhat conquistou 32 e ficou em último lugar.  O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak é o favorito dos opositores com 101 votos e Penny Mordaunt com 83, seguem sendo os mais votados. E Suella Braverman, procuradora-geral para  Inglaterra e País de Gales, ficou fora da disputa por ter a menor quantidade de votos, totalizando 27. 

Esta noite é o grande evento porque não se trata apenas de membros conservadores, por mais importantes que sejam, é realmente sobre o país em geral”, disse Tom Tugendhat à imprensa.

“O que precisamos mostrar, o que todo mundo precisa mostrar, é que eles são capazes de comunicar mensagens conservadoras com força e debater muito. Porque isso não é realmente uma briga de faca em uma cabine telefônica. Trata-se de governar o Reino Unido” concluiu. 

Quem for eleito para o cargo irá trabalhar para conquistar a confiança pública que foi quebrada por escândalos envolvendo o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, realizando festas privadas em época de confinamento na Inglaterra, baixo crescimento econômico e também a nomeação de um parlamentar ao governo que havia denúncias de más condutas sexuais.  

Serão feitas rodadas de votação até que restem na liderança apenas 2 candidatos. O próximo debate está previsto para segunda-feira (18). Nesta sexta-feira (15), os candidatos participarão de um debate que será transmitido pelo canal britânico Chanel 4, às 15h30 no horário de Brasília, 19h30 no horário local. 

O processo para a escolha do novo premiê pode durar até a próxima quinta-feira (21). O mandato do novo primeiro-ministro tem duração até 2024 e até 05 de setembro seja anunciado o novo sucessor de Boris. 

Foto destaque: Candidatos ao cargo de primeiro-ministros do Reino Unido. Reprodução/Indenpendent.ie.