Cinema/TV

Cinegrafista morta em set de filmagem era assediada no trabalho

25 Out 2021 - 13h43 | Atulizado em 25 Out 2021 - 13h43
Cinegrafista morta em set de filmagem era assediada no trabalho

Halyna Hutchins foi atingida no set de filmagens do filme “Rust” acidentalmente e veio a óbito na última quinta-feira (21). O acidente ocorreu através de disparos feitos pelo ator Alec Baldwin com uma arma que deveria ser cenográfica e tinha sido informada à equipe de filmagem não conter balas. Os tiros causaram a morte de Halyna e ferimentos no diretor Joel Souza. O caso está sendo investigado e muito se especulou na internet sobre a possibilidade de ter sido uma armação.


Ator Jensen Ackles compartilhou set de filmegens do filme 'Rust' (Foto: Reprodução/Instagram)


Segundo um amigo próximo de Hutchins, o produtor e ator Stephen Wozniak, a diretora de fotografia sofreu com o assédio e machismo dentro da indústria, chegando a perder oportunidades de trabalho por conta disso. Ele contou que apesar de Halyna ser uma mulher determinada e resiliente, o modo como era tratada em seu trabalho a deixou muito abalada.

"Halyna experimentou sua parcela de momentos sexistas e não foi contratada para alguns projetos simplesmente por ser mulher", revelou o ator para o jornal britânico’ The sun’ . “Ela também teve algumas interações péssimas com predadores sexuais. Um em particular estava no set de um longa-metragem e a situação foi ruim o suficiente para ela pensar em manter seu nome fora dos créditos. Ela não quis me dizer o nome do homem, mas disse que ele a assediou no set, no final da filmagem. Isso realmente a abalou.” 

https://inmagazine.com.br/post/Ligacao-de-emergencia-apos-acidente-na-gravacao-de-Rust-e-divulgada

https://inmagazine.com.br/post/Diretor-assistente-garantiu-a-Alec-Baldwin-que-arma-era-segura-diz-policia

https://inmagazine.com.br/post/Halyna-Hutchins-Conheca-a-diretora-morta-acidentalmente-por-Alec-Baldwin

A cinegrafista nascida na Ucrânia e formada em jornalismo tinha 42 anos, era casada e mãe de um menino de 9 anos. Se formou na American Film Institute em 2015 e de acordo com seus colegas de profissão, era considerada uma estrela em ascensão.


Halyna com seu marido Matthew e seu filho Andros (Foto: Reprodução/Instagram)


Toda a indústria cinematográfica está em estado de choque e luto após a tragédia. Wozaniak conta que o acidente de sua amiga causou muito sofrimento. “Meu coração parou quando soube o que aconteceu. Essas coisas normalmente não acontecem mais nos sets de filmagem por causa da tecnologia de armas que emitem luz, mas não disparam projéteis. Existem muitas técnicas - desde apontar uma arma ligeiramente fora da câmera e longe de outros atores até o uso de armas especiais que garantem a segurança para todos. Isso foi uma anomalia."

 

Foto Destaque: Reprodução/Instagram