Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a tendência de "clean beauty", ou seja, produtos de beleza que são formulados com ingredientes naturais e livres de substâncias sintéticas e tóxicas. A ideia por trás dessa tendência é simples: usar produtos mais saudáveis para a pele e o meio ambiente, sem sacrificar a eficácia.
Produto da marca de "clean beauty" Simple Organic. Reprodução/Instagram/@simpleorganic
A indústria da beleza é conhecida por seus padrões rigorosos e suas fórmulas que prometem milagres, mas muitos consumidores estão começando a questionar a segurança dos ingredientes utilizados. Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e absorve grande parte do que é aplicado sobre ela, portanto, os ingredientes tóxicos presentes em produtos de beleza podem representar um risco para a saúde.
No Brasil, uma das marcas que se destacam nesse segmento é a Simple Organic, que utiliza matérias-primas orgânicas em seus produtos. A marca tem sido uma das responsáveis por popularizar a beleza limpa no país e oferece opções para skincare e maquiagem. Portanto, essa tendência vai além da simples escolha de ingredientes naturais, incluindo também uma maior transparência por parte das empresas sobre os ingredientes utilizados em seus produtos.
Os consumidores que optam por produtos de beleza limpos, muitas vezes também procuram marcas que são cruelty-free, ou seja, que não testam seus produtos em animais, além de serem veganos, sem ingredientes de origem animal. Além disso, muitas dessas marcas estão comprometidas com a sustentabilidade e utilizam embalagens recicláveis e ingredientes provenientes de fontes responsáveis.