Esportes

Clubes e jogadores lamentam a morte da Rainha Elizabeth II

09 Set 2022 - 00h30 | Atulizado em 09 Set 2022 - 00h30
Clubes e jogadores lamentam a morte da Rainha Elizabeth II

Na tarde desta quinta-feira (8), diversos clubes ingleses e personalidades do futebol mundial prestaram homenagens à Família Real Britânica após a morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A monarca ocupava o cargo desde 1952. Elizabeth II assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Jorge VI.  A Premier League, assim como diversos clubes ingleses e personalidades do futebol, lamentaram a morte da rainha e prestaram suas últimas homenagens em suas redes sociais.

Todos os 20 clubes registrados na primeira divisão da liga inglesa se manifestaram. “O Manchester United compartilha a tristeza de toda a nação após o anúncio do Palácio de Buckingham sobre o falecimento de Sua Alteza Real, a Rainha Elizabeth II”, disse o Manchester United, em postagem no twitter oficial do clube.


Homenagem do Manchester United (Reprodução/Twitter)


O clube, que entrou em campo hoje contra o Real Sociedad, pela Liga Europa, exibia uma faixa preta em seu uniforme, em sinal de luto. Um dos grandes marcos do time foi vencer a tríplice coroa, em 1999. Na ocasião, a monarca condecorou o técnico Alex Ferguson com o título de “sir”.

O Manchester City deseja expressar suas sinceras condolências à Família Real após o falecimento de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. A dedicação e o serviço de Sua Majestade têm sido exemplares e nos juntamos ao nosso país e à Commonwealth no luto por sua perda”, registrou o clube.


Homenagem do Manchester City (Reprodução/Twitter)


O Tottenham Hotspur, um dos “Big Six” da Premier League e um dos times mais tradicionais da Inglaterra, também manifestou sua homenagem à Rainha através de suas redes sociais: “O Tottenham Hotspur se une à nação em luto pela morte de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. O clube gostaria de estender suas condolências a todos os membros da Família Real neste momento triste”, escreveu.


Homenagem do Tottenham Hotspur (Reprodução/Twitter)


O Chelsea, um dos times mais vitoriosos do futebol inglês homenageou a monarca com os dizeres: “O Chelsea Football Club está profundamente triste ao saber do falecimento de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. Nós nos juntamos ao luto no Reino Unido e em todo o mundo. Gostaríamos de enviar nossas condolências à Família Real e a todos os afetados por essa notícia muito triste”.


Homenagem do Chelsea (Reprodução/Twitter)


A Rainha Elizabeth II nunca escondeu a paixão pelo futebol e, embora nunca tenha declarado oficialmente para qual time torcia, se especulada que a monarca torcia para o West Ham, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra e do Reino Unido. O West Ham também lamentou o falecimento da Rainha através do seu Twitter.

O West Ham United está profundamente triste com o falecimento de Sua Alteza Real, a Rainha Elizabeth II. Nossos pensamentos e sinceras condolências estão com a Família Real e nos unimos à nação no luto por sua perda. Descanse em paz, majestade.”


Homenagem do West Ham (Reprodução/Twitter)


Ligada ao futebol, Elizabeth II presenciou diversas partidas importantes. Em 1953, a monarca presenciou a final da Copa da Inglaterra, na qual o Blackpool foi campeão, após ganhar pelo placar de 4x3 do Bolton Wanderers. A Rainha também presenciou a Inglaterra ser campeã da Copa do Mundo, em casa, em 1966. Na ocasião, Elizabeth II foi responsável pela entrega do troféu à Bobby Moore, capitão da seleção na época.

Em viagem ao Brasil, em 1968, a Rainha da Inglaterra conheceu Pelé. Ela, acompanhada do Duque Philips, assistiram a uma partida no Maracanã. Ao final da partida, os monarcas entregaram uma taça simbólica ao Rei do Futebol. Times e personalidades do futebol brasileiro também utilizaram suas redes sociais para prestar homenagem à Rainha.

Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado. Alguns anos depois, generosamente, ela me condecorou com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país. Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre”, escreveu Pelé em seu twitter.


Homenagem do Rei do Futebol, Pelé (Reprodução/Twitter)


O Santos, clube no qual Pelé começou sua carreira, foi um dos primeiros a lamentar a morte da monarca britânica. No twitter, o Peixe escreveu: “O time do Rei lamenta profundamente o falecimento da Rainha Elizabeth II.


Homenagem do Santos (Reprodução/Twitter)


A Premier League não deixou de prestar suas últimas homenagens à rainha mais longeva da história, escrevendo: “A Premiere League está profundamente triste ao saber do falecimento de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. Nossos pensamentos e condolências estão com a Família Real e todos ao redor do mundo que lamentam a perda de sua Majestade”. Os clubes Liverpool, Newcastle United, Wolves, Crystal Palace e Arsenal, que estava em campo contra o Zurique, também prestaram suas condolências à Família Real. 

A Liga Inglesa ainda não se pronunciou sobre o possível adiamento da rodada que aconteceria nesse final de semana.

 

Foto destaque: Rainha Elizabeth II e o Rei do Futebol, Pelé. Reprodução/Twitter.