Cinema/TV

Co-CEO da Netflix diz esperar por um acordo justo com os roteiristas e atores

20 Jul 2023 - 09h44 | Atulizado em 20 Jul 2023 - 09h44
Co-CEO da Netflix diz esperar por um acordo justo com os roteiristas e atores

A greve dos roteiristas e dos atores persiste em Hollywood. E isso tem trazido alguns problemas a indústria. A série Metrópolis, da AppleTV, foi cancelada por conta de problemas de orçamento e atrasos devido à greve. O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que os estúdios eram contra a greve, mas diz também que tem um histórico sindicalista na família e que deseja um acordo justo.

Durante a reunião de divulgação dos resultados semestrais da Netflix, Ted Sarandos disse que a greve não era o resultado que os estúdios queriam, disse também que está em negociações com diretores, atores e membros da indústria constantemente e que seu desejo e dos estúdios era de já ter chegado à uma resolução. Disse o co-CEO:

“Estamos constantemente na mesa negociando com escritores, diretores, atores, produtores e todos os envolvidos na indústria. E esperávamos que já tivéssemos chegado a um acordo até o momento.”


Ted Sarandos em evento da Netflix Índia. (Reprodução/Instagram/@tedsarandos)


Pai sindicalista e impacto em sua vida

Ted disse que conhece o impacto da greve para os grevistas, dizendo que seu pai era um eletricista sindicalizado. E falou sobre o impacto que a greve causa às famílias, dizendo que os afetava tanto financeiramente quanto emocionalmente.

“Meu pai era eletricista sindicalizado. (...) Lembro-me também de mais de uma ocasião em que meu pai estava em greve. Isso impactava bastante nossa família, tanto financeira quanto emocionalmente.”

O executivo afirmou que a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) e o Sindicato dos Roteiristas (WGA) não entraram nessa greve de forma leviana, e espera um acordo justo para que os envolvidos avancem em direção ao futuro. Disse Sarandos:

“Vocês devem saber que ninguém aqui, ninguém dentro da AMPTP, e tenho certeza de que ninguém no SAG ou no WGA, tratou isso com leviandade. (...) Um acordo que seja justo e que permita que a indústria e todos os envolvidos nela avancem para o futuro.”

Em abril, Ted Sarandos afirmou não temer a greve, e disse que a Netflix teria um calendário robusto que os levaria por um bom tempo.

Entenda a greve dos roteiristas e atores

A greve dos roteiristas começou no dia 2 de maio e recebeu o apoio dos atores, que também entraram em greve no dia 13 de julho. Os roteiristas pedem correções na divisão de royalties, melhorias no ambiente de trabalho e maior estabilidade para os roteiristas. Os atores entraram em greve na busca de melhor divisão de royalties e na regulamentação do uso da inteligência artificial, que faz com que a imagem do ator seja reproduzida em diversas cenas sem a presença dele, essa medida afeta principalmente os atores figurantes.

Foto em destaque: Ted Sarandos no Estúdio da Netflix no Brooklyn. Reprodução/Instagram/@tedsarandos