Money

Códigos de arte digital dominam e revolucionam mercado financeiro como ninguém previu

31 Dez 2021 - 13h06 | Atulizado em 31 Dez 2021 - 13h06
Códigos de arte digital dominam e revolucionam mercado financeiro como ninguém previu

 

Com a magia dos NFTs obras digitais, tweets, memes e outras coisas conquistam um certificado que da originalidade e possibilita que eles sejam alienados por um capital astronômico.

Não é loucura dizer que produtos infungíveis como é conhecido no juridiquês, ou não-fungíveis, no mercado financeiro, aqueles que são não palpáveis, podem chegar a valer milhares de dólares. isso é tudo verdade.

Num cenário globalizado onde as mudanças acontecem na velocidade da luz, saber que apenas um Tweet pode valer até U$2,9 milhões, parece exacerbadamente absurdo.

Essa discussão que está em voga no momento hodierno significa apenas uma coisa, o valor que as pessoas dão as coisas. E qual é o valor delas? Quanto você pagaria por algum material usado por algum atleta ou artista que você gosta muito? Esses itens são exclusivos, possuem valor afetivo e dependendo da figura a qual pertenceu o objeto pode valor uma boa soma de dinheiro. Todo mundo sabe quanto pode chegar a valer uma memorabilia do Pelé, ou do Airton Senna, no mercado de colecionáveis.

E quando se fala em ativos digitais, que nem papeis são, o valor sobre essa propriedade pode se extraviar, principalmente porque a internet é um terreno vasto e ainda inóspito. 

Nesse vaco é que entram os NFTs, onde os memes, os tweets, obras e outras propriedades recebem um certificado que transformam e dão autenticidade para esse tipo de ativo, com registro e com isso ganham o direito de serem comercializados a preços inimagináveis.


Os NFTs revolucionaram o mercado e a forma de ganhar dinheiro. (Foto: Reprodução/Exame)


Outro exemplo que segue a mesma natureza negocial são as criptomoedas. Não existe dinheiro, é impossível você colocar algumas criptomoedas no bolso, não dá pra toca-las, mesmo assim de tudo que é especulado no mercado financeiro, nos últimos tempos elas tem sido responsáveis por atraírem investidores por causa de sua alta rentabilidade e a grande segurança que ela apresenta ao mercado, casos de Etheureum, Solana, Bitcoin, Cahilink, Polkadot, existem outras que são menos centralizadoras.

Todas essas maravilhas que deixam os investidores tentados acontece em grande parte por causa da tecnologia de blochain que tem a finalidade de proteger as transações, compras e transferencias por criptografia. A tecnologia registra e mantem as informações guardadas e vários computadores, o que contribui para evitar gastos duplos e fraudes.

A inovação trazida pelo blockchain se mostra uma tendência inovadora que irá se consolidar nos anos seguintes. O melhor dessa história é que é possível sentir uma transformação no padrão econômico trazidas pelos ventos dessa nova tecnologia.

Exemplo claro dessa mudança foi o levantamento realizado em 2021 pela Fidelity Digital Assets, a companhia de criptoativos demonstrou que sete em cada dez players do mercado projetam aplicações nos ativos digitais nos anos seguintes

Essa mudança aconteceu num curto espaço de tempo, coisa pouco vista no mercado por suas caracteriscas conservadoras. Outro ponto curioso nesses dados mostra que 70% dos povos Latino-americanos não tem uma conta registrada num banco, mas nem por isso eles deixam de movimentar sua carteira de criptomoedas.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/CR7-e-o-influencer-com-post-mais-caro-na-internet

https://inmagazine.ig.com.br/post/Neve-nao-e-suficiente-para-congelar-mercados-futuros-nessa-ultima-semana

https://inmagazine.ig.com.br/post/O-Santander-esta-de-volta-a-Formula-1


Isso é um ponto positivo que mostra como os cidadãos mais humildes tem passado a acreditar ainda mais nas qualidades e nas possibilidades apresentadas pelo potencial de transformar a economia sendo impulsionado pelos ativos digitais. Essa é uma coisa boa poii nesse caso a tecnologia cria uma série de possibilidades reais que não so vão mudar os mercados mas tambem a sociedade de um modo geral. As opcões são infinitas a ponte de não ser possivel mais prever como estaremo daqui a alguns anos.

Foto destaque. Reprodução/Noomis.