Esportes

Com 19 anos de carreira, Thomaz Bellucci se aposenta das quadras

23 Fev 2023 - 12h23 | Atulizado em 23 Fev 2023 - 12h23
Com 19 anos de carreira, Thomaz Bellucci se aposenta das quadras

O tenista Thomaz Bellucci encerrou sua carreira profissional de 19 anos ontem (22), após ser eliminado na estreia do Rio Open, que ocorre no Jockey Club do Rio de Janeiro.

O argentino Sebastian Baez, número 35 do mundo, venceu a partida por dois sets a 0. O jogador de 22 anos confirmou todos os saques na primeira parcial e, no segundo set, abriu 5-1 de vantagem. O brasileiro ainda salvou alguns match points e conseguiu fechar mais um game, o que lhe rendeu um carinho da torcida. Por fim, o argentino sacou para fechar o set e foi cumprimentar Bellucci.

O brasileiro foi um dos maiores nomes do tênis nacional, atrás apenas de Gustavo Kuerten. Em 2010, ele entrou para o top 21 do mundo, e chegou a representar o Brasil na Copa Davis e nas Olimpíadas de 2008, 2012 e 2016. O sucesso de Bellucci contou com diversas conquistas: ele foi o campeão em quatro do ATP 250 – em 2009, 2012, Santiago e Genebra – e acumulou mais de 5 milhões de dólares em premiações.

“Conquistei muito mais do que esperava”, ele declarou após a partida. E fez um desabafo: “Sempre teve muita expectativa em cima de mim e isso não foi bom, já que eu também me cobrava muito. Hoje eu deveria ter mandado muita gente para aquele lugar, me importava muito com a opinião dos haters, deveria focar mais em quem se importava comigo.”



Na coletiva de imprensa ao fim do jogo, ele mencionou a dificuldade de ser atleta no Brasil. “Aqui a gente tem que fazer tudo sozinho, no início meus país me ajudavam bastante era muito perrengue. Muita gente fala que o reconhecimento de verdade só vem quando o atleta se aposenta. Para mim, o reconhecimento sempre foi algo que deveria vir de fora. Eu não vou ficar aqui dizendo como eu deveria ser lembrado.”

Bellucci disse que planeja, agora, passar a experiência a jovens atletas. “Tenho muito a contribuir como treinador agora, me especializar, fazer cursos, estar mais envolvido no mundo dos treinadores. Tenho conversado com bastante gente, tanto com empresários, quanto com treinadores que estão em projetos. Tenho pensado em montar um lugar que eu possa botar todas as minhas ideias.”

O jogador foi homenageado na quadra por diversos nomes do tênis brasileiro. Teliana Pereira, Ricardo Acioly, André Azevedo, Marcelo Melo e André Sá estiveram presentes, e um vídeo com depoimentos de nomes como Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni foi exibido nos telões. Além disso, a família de Bellucci participou da homenagem, e momentos especiais da trajetória no tênis foram relembrados.

Foto Destaque: Bellucci no Rio Open com seu último troféu. Reprodução: Instagram/@rioopenoficial

LEIA MAIS