Esportes

Com números expressivos, Ajax conquista seu 36º título holandês

12 Mai 2022 - 10h40 | Atulizado em 12 Mai 2022 - 10h40
Com números expressivos, Ajax conquista seu 36º título holandês

Após vitória elástica contra o Heereven por 5x0 nesta quarta-feira (11) na Johan Cruyff Arena, a tradicional equipe de Amsterdã faturou seu terceiro título seguido da Eredivisie, com uma rodada de antecedência.

Mesmo sem o atacante brasileiro Antony (que vem sendo desfalque nas últimas partidas devido a uma lesão no tornozelo) o time comandado por Erik ten Hag fez uma partida em ritmo de treino, contra uma equipe que estava na nona colocação da competição, já sem chances de beliscar uma vaga em torneios continentais. Os gols foram de Tagliafico, Berghuis, Haller (artilheiro da liga com 21 gols), Brobbey e Álvarez.

Com o título, o Ajax se garante ainda mais como o maior campeão nacional de seu país, aumentando a distância para seu maior rival PSV, que tem 24 troféus. A equipe fez uma campanha de números expressivos, com 26 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas ao longo da competição. Além disso, foram incríveis 96 gols em 33 partidas.


Jogadores prestigiam técnico Erik Hag após conquista da Eredivisie (Foto: IMAGO/Pro Shots)


A conquista também classifica o clube diretamente para a fase de grupos da Champions League, enquanto o segundo colocado PSV terá que passar pela fase eliminatória.

A partida foi a despedida de Erik Hag da torcida. O técnico (que conquistou seis títulos pelo Ajax, dentre eles o tricampeonato holandês) está com a ida acertada para o Manchester United e só comandará o time mais uma vez, no domingo (15) fora de casa contra o Vitesse. O lateral marroquino Mazraoui também se despede do clube e jogará a próxima temporada pelo Bayern de Munique.

Destaques da Conquista:

Dušan Tadić: Capitão da equipe, o sérvio conseguiu a impressionante marca de 13 gols e 18 assistências, participando de cerca de um terço de todos os gols do Ajax na competição.

Sébastien Hallen: Artilheiro da liga, o atacante foi um dos maiores destaques do time. Além dos 21 gols marcados, ele deu sete assistências. Atrás apenas de Tadić, é o jogador com mais participações em gols no torneio.

Erik ten Hag: Os números da campanha falam por si. Sob o comando do técnico, ainda que com um estilo de jogo ofensivo, o clube conseguiu terminar o primeiro turno sofrendo apenas quatro gols.

Antony: Mesmo sem estar presente nas últimas partidas da Eredivisie, o brasileiro Antony teve papel importante na trajetória memorável da equipe no torneio, anotando oito gols e quatro assistências. 

Foto Destaque - O capitão Dušan Tadić, líder de assistências do campeonato, levanta a taça. Reprodução/Ajax.nl

Mais Lidas