Cinema/TV

Compositor de “Encanto” explica por que não escolheu a música “Bruno” para concorrer ao Oscar

19 Fev 2022 - 12h21 | Atulizado em 19 Fev 2022 - 12h21
Compositor de “Encanto” explica por que não escolheu a música “Bruno” para concorrer ao Oscar

Lin-Manuel Miranda, compositor da trilha sonora  de “Encanto”,  defende sua decisão de indicar “Dos Oruguitas” para o Oscar 2022 em vez de “We Don’t Talk About Bruno”. A música de “Bruno” se tornou um enorme sucesso da Disney quebrando recordes e líder da Billboard hot 100.

O compositor tinha até 1º de novembro para decidi qual composição do álbum de Encanto concorreria a Melhor Canção Original no Oscar 2022. O filme já tinha sido lançado nos cinemas, mas o sucesso de Bruno ainda não tinha estourado nas paradas musicais.  Em entrevista para Verity, Miranda diz que não se arrepende da decisão e declarou estar orgulhoso com sua escolha de “Dos Oruguitas” para entrar na disputa.

“Quando esses são os parâmetros, você tem que escolher qual melhor exemplifica o espírito do filme e contém tudo isso dentro dessa música – ao contrário da uma jornada de um personagem em particular. É a história fundamental, mas não vou dizer que não foi difícil [escolher]", explicou Lin-Manuel Miranda.



Lin-Manuel Miranda (Foto: Xavier Collin. Reprodução/Image Press Agency/ Sipa USA)


A canção de Bruno liderou por três semanas consecutivas o topo da Billboard hot 100. A música composta por Miranda ultrapassou “A Whole New World” de Aladdin (1993), que foi a primeira música da Disney ficar tanto tempo em primeiro lugar. Empatou também com “All For Love” de “Os três Mosqueiros (1993)”, que detinha o recorde da Disney até então.

O álbum de “Encanto” é o maior desde “Frozen (2013)” e uma das seis trilhas sonoras a ficar cinco semanas consecutivas em primeiro lugar nas últimas três décadas. Além do sucesso do hit “We Don’t  Talk About Bruno”, mais quatro faixas estão no topo das paradas, incluindo a indicada ao Oscar: “Dos Oruguitas”, “The Family Madrigal”, “Surface Pressure” e “What Else Can I Do?”.

“Encanto” recebeu três indicações ao Oscar: Canção Original “Dos Oruguitas” (escrita por Lin-Manuel Miranda), Melhor Trilha Sonora (Germaine Franco) e Melhor Filme de Animação (Jared Bush, Byron Howard, Yvett Merino e Clark Spencer) A última categoria concorrendo com mais dois filmes da Disney: “Luca” e “Raya e o Último Dragão”.  A premiação ocorrerá dia 27 de março nos Estados Unidos.

 

Foto Destaque: Encanto. Reprodução/Disney