Saúde e Bem Estar

Compreenda a relação entre o café e a ida ao banheiro

13 Abr 2022 - 16h25 | Atulizado em 13 Abr 2022 - 16h25
Compreenda a relação entre o café e a ida ao banheiro

Para muita gente o dia só começa com um, ou mais,  copos de café. Entretanto o seu pricípio ativo, a cafeína pode trazer um efeito colateral um tanto quanto indesejado que leva muito a idas a mais para o banheiro. Mesmo não havendo muito estudos que relacionem o consumo da bebdida a idas ao banheiro, a explicação pode estar na cafeína que aumenta a energia e acelera os movimento intestinais.

“Em alguns casos, como na relação entre o café e os movimentos intestinais, provavelmente não houve demanda médica para merecer uma investigação séria”, disse por e-mail Kyle Staller, diretor do Laboratório de Motilidade Gastrointestinal do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. (Via CNN Brasil)

“Também pode ser um caso de obviedade, o que significa que não são necessários vários estudos para saber que o café induz os movimentos intestinais quando faz parte da vida diária de muitas pessoas” afirma Kyle.


Copos de café Reprodução/Gabriel C. Garcia


A médica Elaine Moreira em entrevista dada para o portal G1 afirma que o café em si não faz mal para o intestino; "O café não faz mal para o nosso intestino. É um alimento saudável quando consumido de forma moderada. Nós geralmente sentimos essa vontade imediata de ir ao banheiro porque as substâncias contidas no café estimulam o cólon - uma parte do intestino grosso".

A médica ainda afirma que o café faz ao sitema digestivo "Inclusive temos um estudo recente, realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, mostrando que tomar café regularmente faz bem para o intestino e reduz a gordura do fígado, já que a cafeína melhora a saúde dos micro-organismos que vivem no trato digestivo."

O estudo em questão analisou paticipantes que consumiam de 2 a mais copos de café por dia, e foi constatado que o intestino deles desenvolveu micro-organismo com maior qualidade e melhor distribuídos pelo aparelho.

Cada organismo reage de forma diferente ao consumo de substâncias, o café pode ser um grande aliado, mas deve ser sempre mmmoderado o seu consumo para evitar outros problemas com a falta de sono. O recomendável é que se tome no maximo quatro xicaras de até 100 miligramas ao dia, de acordo com o FDA (Food and Drug Administration) entidade americana equivalente a Anvisa, aqui no Brasil.

 

Foto destaque: Xícara e grãos de café sobre mesa. Reprodução/Drrondo.com

Mais Lidas