Saúde e Bem Estar

Confira 5 dicas para uma boa saúde física e mental

29 Nov 2022 - 13h05 | Atulizado em 29 Nov 2022 - 13h05
Confira 5 dicas para uma boa saúde física e mental

Para muitos ser saudável é praticar esportes, ter uma boa alimentação e não ser acometido por nenhuma doença. No entanto não basta apenas isso para ser saudável.


 

Foto: Praticar atividades relaxantes e agradáveis, pois ajudam par que você não se sinta exausto, triste e ansioso.  Reprodução/ istockphoto.


A OMS (organização mundial da saúde) aponta que para ser saudável é necessário que se haja um bem estar completo, seja físico, social e mental. Estes três pilares são considerados como características de qualidade de vida.

Ainda conforme a OMS, para que o individuo goze desse estado de equilíbrio, ele precisa esta em um ambiente que o proteja e respeite seus direitos básicos.

Algumas condições impactam na vida do ser humano entre eles estão socioeconômicos quantos civis culturais e políticos. Por esta razão a instituição recomenda algumas sugestões especificas que garantem esta condição de bem estar, entre elas estão:

O consumo de uma alimentação saudável com foco em frutas, vegetais, legumes, proteínas (leite, carne e peixes) e cereais integrais. Limitando a ingestão de sal, gorduras e açucares. E efetuar um consumo calórico entre 2000 a 2500 diários.  

Fazer um check-up médico regulamente, visitas freqüentes garantem um controle geral da saúde. Por exemplo, consultas oftalmológicas, ginecológicas, dentistas etc..  Procurar deixar em dia o calendário vacinal e em caso de alguma doença prolongada buscar um atendimento especializado.

Manter hábitos saudáveis como realizar atividades físicas pelo menos 150 minutos por semana e evitar o consumo de álcool, tabaco ou qualquer tipo de droga ilícita. Praticar atividades relaxantes e agradáveis, pois ajudam par que você não se sinta exausto, triste e ansioso.

Ter uma vida social e sexual ativa mantendo um planejamento familiar em dia, fazendo uso de instrumentos que garantam a proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.

E por fim manter suas relações interpessoais e compartilhadas seja com amigos, parceiro ou família. Dividindo tarefas, momentos bons e tomada de decisões. Evitando prejuízos garantindo um equilíbrio da saúde física e mental.

Foto destaque: Para ser saudável é necessário que se haja um bem estar completo seja físico, social e mental. REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS.