2022 está chegando ao fim e pode-se dizer que foi um ano importante para o Fluminense e sua torcida. Quase 9 anos depois, o time de Laranjeiras deu um fim ao seu jejum de títulos, sendo campeão do Campeonato Carioca, além disso, conquistou uma vaga direta para a Libertadores e se despediu de seu ídolo Fred, com uma festa no maracanã. O tricolor viveu momentos de altos e baixos, amargou eliminações, se reaproximou de seu torcedor, e teve a melhor atuação em clássicos do Rio de Janeiro.
Confira como foi o ano de 2022 para o Fluminense:
O Fluminense terminou o brasileirão na terceira posição, garantindo sua vaga direta na libertadores para 2023, pelo ano de 2022, o tricolor foi eliminado na fase prévia. Na competição Sul-America, o time de Laranjeiras encerrou sua participação ainda na fase de grupos. Pela Copa do Brasil, o time chegou até a semifinal, e finalizou 2022 com apenas uma conquista: Campeonato Carioca.
Título do Carioca
Em cima do Flamengo, o tricolor levantou a taça de campeão Carioca pela primeira vez desde 2012. O argentino Germán Cano foi um dos grandes responsáveis pelo título. O atacante marcou na classificação contra o Botafogo, e fez 3 gols nos dois jogos contra o Flamengo.
Eliminações
Nas competições internacionais, o Fluminense não viveu seus melhores momentos. O clube sofreu uma eliminação na pré-Libertadores, depois de uma disputa de pênaltis com o Olimpia. Na Sul-Americana, o time fez história: aplicou a maior goleada da competição, com 10 a 1 em cima do Oriente Petrolero, mas mesmo assim amargou uma eliminação na fase de grupos.
Na Copa do Brasil, o time foi eliminado pelo Corinthians na semifinal, depois de uma grande partida no Maracanã pelo jogo de ida.
O adeus de Fred
O camisa 9 deixou os gramados definitivamente no dia 9 de julho, em uma grande festa no Maracanã, após a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará.
Aumento de sócios
Em 2022, o Fluminense conseguiu aumentar seu número de sócios. Com um novo programa para associados, o clube alcançou 37 mil sócios, e fecha o ano com números próximos a 64 mil. Esse aumento foi notado nas arquibancadas: o time teve em média um público de 33.960 em jogos no Maracanã.
Atuação em clássicos
O time de laranjeiras teve o melhor desempenho nos clássicos do Rio de Janeiro. Foram 69,7% de aproveitamento, somando sete vitórias, duas derrotas e dois empates.
Artilheiro do ano
Com 26 gols marcados no brasileirão e 5 na Copa do Brasil, Germán Cano se consagrou o maior artilheiro de 2022, com 44 gols. O argentino é agora o maior artilheiro da era dos pontos corridos desde 2006.
Cano foi artilheiro do Brasileirão 2022 (Reprodução/Instagram)
Campeonato Brasileiro
2022 foi o melhor ano na competição para o Fluminense desde 2012, quando conquistou o título de campeão. O clube marcou 70 pontos e garantiu uma vaga direta para a Libertadores.
Presidente Reeleito
Mário Bittencourt comandará novamente o Fluminense até 2025. O Advogado foi reeleito no dia 26 de novembro, vencendo os candidatos Marcelo Souto e Rafael Rolim.
Foto destaque: Jogadores do Fluminense. Reprodução/Instagram.