Saúde e Bem Estar

Confira dicas para melhorar a qualidade do sono

19 Jul 2022 - 20h10 | Atulizado em 19 Jul 2022 - 20h10
Confira dicas para melhorar a qualidade do sono

A qualidade do sono influencia muito mais na rotina das pessoas do que somente na falta de disposição. As pessoas que sofrem de distúrbios do sono, como apneia, insônia e sonambulismo, tendem a apresentar sinais de falta de atenção, cansaço e dor de cabeça ao longo do dia. No caso da insônia, as chances de desenvolver ou aumentar os níveis de depressão e ansiedade aumentam em 17 vezes mais, causando indisposição, inquietação e picos de estresse.

O sono interrompido prejudica a saúde e bem-estar geral, já que pode afetar o apetite, a pressão arterial e até mesmo a saúde cardiovascular. O sistema imunológico também pode ser comprometido por problemas no sono. Estima-se que aproximadamente um terço da população sofre de algum distúrbio do sono.

É por isso que uma noite mal dormida consegue afetar a vida pessoal e profissional. A indisposição para realizar as atividades do dia a dia e a falta de concentração influenciam diretamente no rendimento diário. Esses sintomas relacionados à ansiedade, um mal que ocasiona pensamentos desordenados sobre a vida, medo, sentimentos de incapacidade e incertezas pode aumentar rapidamente.

Além disso, é durante o sono que o cérebro elimina a carga de informações recebidas durante o dia, portanto, dormir bem pode influenciar nos pensamentos, na memória e nas decisões que serão tomadas no dia posterior.

COMO TER UMA BOA NOITE DE SONO?

As dicas para ter um boa noite de sono são simples, mas eficazes, e podem fazer toda a diferença. Confira:

1. Celular longe da cama: além de evitar distrações e contribuir para regular o horário de dormir, a luz do aparelho também pode prejudicar a produção da melatonina pelo nosso corpo, hormônio que regula o sono.

2. Refeições mais leves à noite: dependendo do alimento, a digestão muitas vezes pode ser lenta e interferir no descanso do corpo.

3. Evitar tomar energéticos ou cafés perto da hora de dormir: consuma até pelo menos 6 horas antes de a hora de dormir, pois são bebidas estimulantes que não vão favorecer o seu sono, opte por bebidas calmantes como o chá.

4. Escolher a posição correta para dormir: são muitas horas de sono, portanto, a postura deve ser prioridade na hora de dormir. Alinhar a coluna corretamente pode melhorar o fluxo sanguíneo e beneficiar o sono, ocasionando uma sensação de conforto.

5. Estabelecer um horário para deitar: criar hábitos e ter uma rotina para a hora do sono pode ajudar no controle de horas e qualidade de sono. O tempo de sono é bastante individual, mas recomendado é dormir de sete a dez horas por dia.

6. Atividade física: procurar usufruir dos benefícios de ter uma vida mais ativa praticando atividade física regularmente é essencial para melhorar a atividade corporal, e consequentemente a qualidade do sono.

Mais Lidas