Esportes

Confira os detalhes do projeto do novo estádio do Santos: capacidade, lojas, desafios e mais

30 Mar 2023 - 11h22 | Atulizado em 30 Mar 2023 - 11h22
Confira os detalhes do projeto do novo estádio do Santos: capacidade, lojas, desafios e mais

O Santos divulgou um vídeo com o projeto do novo estádio, e apesar de que as obras ainda não tenham começado, já é possível saber o número de lugares em cada setor, quantidade de camarotes, onde ficarão as lojas, por onde os torcedores vão entrar e quantas vagas de estacionamento terão.

A área total de construção é de 71.690,46 m². Entre eles, a área comercial é de 4.940 metros quadrados, distribuídos em 27 lojas internas e 35 lojas externas. O projeto oferece ainda um grande estacionamento dividido em dois pisos, o térreo e a esplanada, com uma capacidade total de 576 carros.

O projeto propõe o acesso do público pelos quatro cantos do quarteirão. Os veículos entrarão pelas ruas José de Alencar e Tiradentes e os ingressos para os camarotes serão realizados na Rua Dom Pedro I. Já os jogadores e mídia poderão entrar pela Rua Princesa Isabel.

O novo estádio do Alvinegro Praiano terá capacidade para 30.108 torcedores. Na arquibancada comum, serão 21.421 lugares e na superior 2.605 lugares. O restante será distribuído em cadeiras e nos 80 camarotes, que poderão receber 1.060 torcedores. Lembrando que a atual Vila Belmiro tem capacidade para apenas 16.068 torcedores.

Confira o vídeo do projeto:


Projeto do novo estádio do Santos (Video: Reprodução/Instagram)


A WTorre tem o projeto liderado por Luiz Volpato, e ele detalhou a proposta arquitetônica. Segundo ele, a ideia é criar uma arena multiuso.

“O projeto busca contribuir fortemente para os sentimentos de identidade e autoestima de seus usuários. Aliamos modernidade e tecnologia para reavivar a marcante trajetória do clube, além de oportunizar a sustentação para investidores. A experiência na nova casa santista irá além de um emocionante campo de batalhas. Também será um local de encontros, performances e produção de conteúdo” - comentou Luiz Volpato.

Volpato também falou sobre os desafios do projeto, pois segundo ele, o solo da cidade de Santos, que é composto por areia e argila mole, impede a existência de um subsolo. Com, os estacionamentos tiveram de ser projetados nos primeiros pavimentos.

“Elevamos o campo de futebol para 10 metros de altura do chão. Com isso, liberamos completamente a quadra, o que possibilitou grande fluência para todos os acessos, garagens, centro comercial e a parte funcional para todos os eventos. É uma solução extremamente inusitada e inovadora na construção de estádios de futebol” – disse o arquiteto.

A nova Vila Belmiro será construída exatamente onde fica a atual, e a previsão do presidente Andres Rueda é de que as obras comecem ainda em 2023.

Foto destaque: Projeto da nova Vila Belmiro. Reprodução/Instagram