Saúde e Bem Estar

Confira os maiores mitos sobre alimentação

20 Jul 2022 - 11h00 | Atulizado em 20 Jul 2022 - 11h00
Confira os maiores mitos sobre alimentação

O mundo da saúde é cheio de crenças. Algumas delas, escutamos quando crianças e nos acompanham durante toda nossa vida adulta. E vamos ser sinceros, boa parte dessas crenças, são puros mitos do mundo da saúde. Por isso, separamos alguns mitos sobre o que é saudável ou não. Confira:

Carboidratos são nossos inimigos 

O carboidrato está em basicamente em todos os lugares, desde as frutas até pães. Mas diferente do que as pessoas pensam, o carboidrato é essencial na nossa vida. Dentre as funções do carboidrato, está o fornecimento de energia e o armazenamento dessa energia. O que se precisa saber é que existem dois tipos de carboidratos, os bons e os ruins. O bom carboidrato é rico em nutrientes enquanto o carboidrato ruim, em excesso, é extremamente prejudicial à saúde. 

Ovo faz mal ao coração 

Um dos grandes males da nossa geração é o colesterol. Os ovos são conhecidos por conter uma grande quantidade de colesterol, mas estudos mostram que ovos não tem impacto no colesterol total, e sim na gordura saturada. Por isso, dependendo do objetivo, evite muitas gemas e consuma mais claras, que são fonte de proteína e essencial em uma alimentação balanceada. 


Mulher comendo salada (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Carne é a única fonte de proteína 

Um dos maiores mitos sobre alimentação, é que a carne é a única fonte de proteína. Se você é vegetariano ou vegano, provavelmente já ouviu perguntas de como você supre a necessidade de proteína. Se você também se questiona, eu vou responder pra você. A carne é uma proteína completa, o que significa que contém os aminoácidos que o nosso corpo precisa. Mas não é o único jeito de incluir no plano alimentar já que frutas, grãos e frutas são ricos em proteínas. Além das carnes vegetais, que também são uma ótima reposição e também são ricas em proteínas. 

Barrinhas de cerais e biscoitos fitness são mais saudáveis que os comuns 

Ao tentar fazer uma dieta, a maioria das pessoas compram barrinhas de cereais e os biscoitos fit. Mas o que não se sabe, é que nem todos esses produtos são realmente saudáveis. Muitos deles possuem uma grande quantidade de açúcar e aditivo, às vezes até maiores que os biscoitos recheados comuns.  

Arroz integral é melhor que o arroz branco 

Por incrível que pareça, nem sempre a versão mais “fitness” de um alimento é a melhor opção. Apesar de passar por mais processos químicos, alguns tipos são enriquecidos com os nutrientes que perdem enquanto o arroz integral tem níveis mais altos de arsênico e ácido fítico, o que dificulta a absorção de nutrientes como o ferro. 

Apesar de tudo isso, é importante o acompanhamento com um nutricionista para uma alimentação rica em nutrientes e saudáveis. 

Foto Destaque: Mulher com alimentos. Reprodução/Shutterstock