Ao longo das 22 edições do Big Brother Brasil, sete participantes já foram desclassificados. Ao concordar em participar do reality show os brothers assinam um contrato com sobre direitos, regras e demais assuntos. Uma das regras mais rigorosas proíbe agressões e causa expulsão imediata.
Relembre abaixo os brothers que já foram expulsos do BBB:
- Daniel Echaniz (12º edição):
Daniel Echaniz. (Foto: Reprodução/André Durão/UOL)
O primeiro participante expulso do BBB foi o empresário e modelo Daniel Echaniz. Na época com 31 anos, ele foi expulso após ser acusado de estupro de vulnerável, após praticar relações sexuais com a participante Monique Amin. Ele foi retirado do programa "devido a um grave comportamento inadequado", mas foi inocentado de todas as acusações depois de Monique afirmar que a relação foi consensual. Atualmente ele é gestor de três empreendimentos e segue com a carreira de modelo, mas possui um perfil privado nas redes sociais.
- Ana Paula Renault (16º edição):
Ana Paula Renault. (Reprodução: Instagram/@anapaularenault).
Algumas edições depois, a polêmica sister Ana Paula Renault, foi expulsa da casa por agredir com um tapa no rosto o participante Renan. Até os dias de hoje a icônica frase dita por Ana Paula ao retornar de um paredão falso é utilizada. O “Olha ELAAA” é um marco na história do reality e repercute como o melhor retorno na web. Favorita do público, não foi surpresa quando Ana Paula Renault assumiu o posto de apresentadora de TV. Primeiro em um quadro no extinto “Vídeo Show” e depois no “Fofocalizando” do SBT. A jornalista também participou da 10º edição do reality “A Fazenda”, mas atualmente trabalha como influenciadora e comentarista de seu reality original.
- Marcos Harter (17º edição):
Marcos Harter. (Reprodução: Instagram/@drmarcosharter
O médico Marcos Harter foi expulso do BBB 17 após apertar o braço da participante Emilly Araújo, posterior vencedora da edição, com quem ele mantia um relacionamento. Após uma intensa repercussão na internet, o participante foi retirado do programa e chegou a ser indiciado por agressão. Em 2018, Marcos Harter se candidatou a deputado federal pelo PSC, mas perdeu o pleito. Nas eleições de 2020, ele concorreu novamente, mas para a vaga de vereador pelo partido Solidariedade, mas também não se elegeu. Atualmente ele possui uma clínica de silicone e “chip do emagrecimento”.
- Fábio Alano (19º edição):
Fábio Alano. (Reprodução: Instagram/@fkamikase).
Iniciamos a lista da edição com mais eliminados com o participante Fábio Alano, que não chegou nem a entrar na casa mais vigiada do Brasil. Durante o confinamento a produção descobriu que o brother mentiu sobre contratos de trabalho e por isso foi impedido de entrar na edição. Ele não chegou a ser substituído.
- Vanderson Brito (19º edição):
Vanderson Brito. (Reprodução: Instagram/@vandersonbrito).
O biólogo e professor Vanderson foi o único na história do reality até hoje a ser expulso por motivos externos. Após o anúncio da participação do ex-BBB uma ex-namorada o acusou de agressão física e psicológica. Quando ele entrou no reality show, vários boletins de ocorrência com acusações de estupro, violência doméstica e importunação sexual foram registrados por outas mulheres. O professor após a Polícia Civil do Rio de Janeiro ir ao Projac e exigir que ele prestasse depoimento. Mas em agosto de 2019 todas as denúncias contra Vanderson foram arquivadas por falta de provas. Atualmente ele continua atuando como biólogo, articulador dos interesses dos indígenas no Acre e é doutorando em neurociência e educação.
- Hariany Almeida (19º edição):
Hariany Almeida. (Reprodução: Instagram/@hariany)
Completando o trio de participantes expulsos da 19º edição, a finalista Hariany Almeida foi retirada do programa após empurrar a melhor amiga dentro do reality e posterior vencedora, Paula Von Sperling, após uma festa. A participante supostamente agredida afirmou que não foi vítima de violência, mas mesmo assim Hariany, que era uma das favoritas do público, foi expulsa. No mesmo ano a ex-BBB participou da 11º edição do reality A Fazenda. Atualmente ela é influenciadora, tem 10,1 milhões de seguidores no instagram e é dona de uma marca de moda praia.
- Maria (22º edição):
(Maria. Reprodução: Instagram/@eumaria).
Na edição mais recente do programa, a cantora Maria foi expulsa após bater um balde na cabeça da participante Nathalia Deodato durante uma dinâmica chamada “Jogo da Discórdia”, em que os brothers tinham que despejar um balde com água em participantes que não gostavam. Novamente após a repercussão na web, a produção optou pela expulsão da jogadora. Atualmente a ex-sister segue trabalhando com música e influenciadora.
Foto destaque: Participantes expulsos do BBB: Daniel, Ana Paula, Marcos, Fábio, Vanderson, Hariany e Maria. Reprodução/TV Globo