Tech

Confiram os projetos do futuro financiados pela NASA

10 Abr 2023 - 16h10 | Atulizado em 10 Abr 2023 - 16h10
Confiram os projetos do futuro financiados pela NASA

Até o final de 2025, 5 projetos um tanto quanto diferentes, devem receber os holofotes e os investimentos da NASA, a Agência Espacial Americana. Os projetos, que prometem revolucionar a exploração aeroespacial no futuro, receberam, no início do ano, a segunda fase de investimentos do programa Innovative Advanced Concepts. Cada um dos projetos receberá até 600 mil dólares de aporte financeiro.

Dentre os projetos, está a FarView, uma base telescópica que seria instalada no lado inexplorado da Lua. O diferencial do projeto é como a base seria construída, utilizando minerais encontrado no solo lunar.

Outra iniciativa é o Planetary Defense, que pretende construir um sistema para defender a Terra de asteroides, com potencial destrutivo considerados altos, que se aproximarem do nosso planeta. O Planetary Defende destruiria os corpos estelares queimando-os ao se aproximarem da nossa atmosfera.


(Anúncio do próximo projeto lunar da NASA/ Reprodução: Instagram)


Apesar de parecerem sonhos distantes, os projetos têm o objetivo de desafiar as convenções de desenvolvimento espacial, trazendo avanços tecnológicos e projetos inovadores para o futuro.

"A história da NASA é de barreiras quebradas e tecnologias transformadas para apoiar nossas missões e beneficiar toda a humanidade", explicitou Bill Nelson, diretor da Agência espacial, via comunicado. "Os conceitos selecionados no programa Innovative Advanced Concepts da NASA ajudarão a capacitar os pesquisadores a introduzir novas tecnologias que poderiam revolucionar a exploração nos céus e melhorar a vida cotidiana aqui na Terra."

Confira alguns dos projetos aprovados para a segunda fase da do financiamento da NASA:

Radar Rydberg Quântico para Superfície, Topografia e Vegetação (Darmindra Arumugam, Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia)

Propulsão Silenciosa de Estado Sólido para Veículos de Mobilidade Aérea Avançada (Steven Barrett, Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge, Massachusetts)

A Missão Nyx para Observar o Universo do Espaço Profundo – Habilitada pelo EmberCore, Sistema de Propulsão Elétrica de Radioisótopos de Alta Potência Específica (Christopher Morrison, Ultra Safe Nuclear Corporation em Seattle)

 

Foto destaque: Reprodução TecMundo