Saúde e Bem Estar

Conheça 4 técnicas de musculação que permitem acelerar ganho muscular

14 Mar 2022 - 15h30 | Atulizado em 14 Mar 2022 - 15h30
Conheça 4 técnicas de musculação que permitem acelerar ganho muscular

Otimizar o tempo no ganho de muscular pode sair do papel através de técnicas de musculação que reúnem além de preparo adequado, intensidade nos treinos e repetição. Segundo Leandro Twin, educador físico, pedagogo e assessor esportivo, sequências de exercícios como Bit-set, GVT (German Volume Training),  Drop-set e Pré-exaustão podem ser utilizadas na conquista desse objetivo.

Bit-set são os métodos que usam dois exercícios consecutivos para os mesmos músculos dando intervalos de 1 a 2 minutos entre cada uma. Podendo variar de 3 ou 4 séries, e para cada série, repetições de 10 a 20 vezes para cada movimentação. Tudo isso dependendo do nível em que esteja o praticante e do que for recomendado pelo profissional que estiver acompanhando.

LEIA MAIS


O método Bit-set é um dos indicados. (Foto:Reprodução/El Hombre)


Também o GVT sigla para German Volume Training é a prática da execução de 10 séries, considerado de nível avançado é direcionado a pessoas que já possuem rotina de treino de longa data, um bom condicionamento físico e alimentação adequados em paralelo.

A pré-exaustão constituída de fadigar os músculos estimulados, usando exercícios monoarticulares seguidos de um exercício multiarticular. Segundo Gustavo Api, Especialista em Esporte de Alto Rendimento pelo Instituto Olímpico Brasileiro - Comitê Olímpico do Brasil, essa estratégia supõe que a fadiga causada no primeiro grupo muscular pode permitir que o exercício alcance outros músculos relacionados e que amplie ativação do primeiro grupo.

Por fim, o Drop-set, um dos mais intensos, que propõe a realização de repetições dentro do limite estabelecido com o máximo de peso que o indivíduo conseguir suportar para concluir a meta de repetições.

Segundo o blog Tua Saúde, os benefícios da prática de musculação envolvem diminuição da gordura corporal, aumento da densidade óssea, diminuição de doenças como diabetes, ajuda a tonificar o corpo, no combate a ansiedade e outros transtornos emocionais, melhoria na parte cardiorrespiratória e postura. Profissionais reforçam que a musculação é benéfica para a manutenção do bem estar como um todo e esforços acima do costume devem ser previamente acompanhados.

 

 

Imagem destaque: Homem fazendo exercícios. Reprodução/Imagem de StockSnap por Pixabay