Money

Conheça 9 livros para aprofundar seus conhecimentos financeiros

30 Out 2021 - 00h43 | Atulizado em 30 Out 2021 - 00h43
Conheça 9 livros para aprofundar seus conhecimentos financeiros

No dia do livro Money indica 9 literaturas para você conhecer mais sobre o mercado financeiro 

Livros que ensinam estratégias para você aprender a lidar com o seu dinheiro e a investir com sabedoria.

Sexta-feira (29), dia nacional do livro. Para se aventurar no universo dos investimentos e do mercado financeiro  algumas recomendações básicas devem ser seguidas, por exemplo conhecer aonde você está se metendo. Os livros ajudam você a minimizar os riscos que a aventura oferece. Seja para você que está a iniciando a vida como investidor, como também para os experientes que ousam ir mais fundo dentro do mercado financeiro.

É verdade que a maioria das coisas ensinadas nas publicações mais populares normalmente se repetem. O  mandamento numero 1 é ter paciência. Isso porque normalmente atitudes impulsivas não geram resultados satisfatórios. Imagine-se isso no mercado financeiro, o resultado pode ser catastrófico. Mas pode ficar tranquilo porque os livros de finanças sempre tem citações e ensinamentos daqueles nomes que são tidos como oráculos de Wall street, como o CEO Warren Buffett da Berkshire Hathaway.

Agora Money vai apresentar para você a lista Forbes Brasil com os 9 títulos que vão te ajudar na sua trajetória como investidor. 


Onde tudo começou aula 1. Fonte (BibliotecaStoneEduca)


 

Segredos da Mente Milionária  de  T. Harv Eker (ed. Sextante)

 

“Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros: Trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo”. E quem disse isso tem experiência. O autor  já passou por altos e baixos em sua vida antes de se tornar milionário  em apenas 2 ano e meio. Por isso ele tem autoridade para dizer o quanto uma mudança de mentalidade é o mais importante para conquistar sucesso na vida financeira.  No livro mostra como a força da mente pode fazer a diferença para o bem ou para o mal e que muitas vezes nós nem percebemos o quanto algumas atitudes mentais está nos prejudicando. O melhor disso tudo é que as coisas podem ser mudadas apenas alterando alguns hábitos  e pensando de uma maneira diferente, como pessoas ricas fazem, mesmo não sendo rico, se esse raciocínio for adaptado a sua vida isso vai fazer a diferença.  Tema recorrente em várias literaturas sobre esse tópico, “fazer o dinheiro trabalhar para você e não você trabalhar para o dinheiro”.

 

Pai Rico, Pai Pobre de Robert te kiyosaki e Sharon l Lester  editora alta books

 

O mundo já não é mais como era antigamente por isso apenas uma graduação já não garante mais uma carreira profissional de sucesso.  

O livro Pai Rico, Pai Pobre conta a história de Robert Kiyosaki que em sua vida recebeu conselhos tanto do seu pai pobre quanto do pai de um amigo chamado Mike que era rico. Um deles orientava  Robert que era importante que ele estudasse com muito afinco se quisesse conseguir alguma boa colocação numa empresa. Já a postura do outro era que ele estudasse para comprar uma boa empresa. O livro procura despertar a inteligência financeira do leitor deixando claro como saber administrar o dinheiro. Fazer um bom planejamento pode  trazer a satisfação pessoal.


 

Alguns dos clássicos citados na reportagem. Foto (Opiniãobom/Amazon/Facebook/Pinterest)


O investidor inteligente de Benjamin Graham (és. HarperCollins)

Conhecer os atalhos da bolsa de valores é um diferencial para nadar com os tubarões do sistema finaceiro. Entender sobre ações, ativos e como negociar na hora de comprar ou vender é uma lição básica que deve estar na ponta da língua. Todas essas questões fundamentais no value investing são observadas no livro.

 

O homem mais rico da Babilônia de George S. Clason (ed . HarperCollins)

Todo mundo sabe que os antigos babilônios eram uma civilização avançada. Astronomia e outras inovações provocaram e ensinaram a humanidade. Eles agora nos ensinam como administrar melhor  nosso dinheiro. As orientações sobre administração de finanças é universal a diferença no livro é que os ensinamentos são transmitidos através de fábulas. 

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/A-jornalista-Ana-Paula-Padrao-critica-a-cultura-machista-do-networking

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Gil-do-Vigor-ja-faturou-R15-milhoes-desde-que-saiu-do-BBB-diz-o-economista

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Nubank-anuncia-pedido-para-registro-e-abertura-de-capital-na-New-York-Stock-Exchange

 

Psicologia Financeira de Morgan Housel (ed.HarperCollins)

Apesar de erroneamente, quando se fala em dinheiro, a primeira coisa que vem à mente é matemática, mas engana -se quem esquece a parte psicológica. Ela é capaz de levar a conta matemática pro raciocínio errado.  Não adianta planilhas ,nem outros instrumentos se a razoabilidade não controlar a racionalidade pois você vai sempre encontrar argumentos racionais para gastar. 

O Jeito Warren Buffett de Investir: Os Segredos do Maior Investidor do Mundo de Robert Hangstrom (ed. Benvirá)

Os ensinamentos e estratégias do investidor mais famoso do mundo estão no livro. As táticas de Buffett são máxima no mercado financeiro e  suas palavras são recebidas como oráculo. Os 12 princípios básicos para comprar ativos e outros ensinamentos que são regras estão no livro. Buffett também deixa claro que a maior virtude que um investidor pode ter é a paciência.

 

Para Buffett comprar algumas ações ou comprar a empresa inteira exige a mesma forma de raciocínio.

 

 

Os ensaios de Warren Buffett de Warren Buffett (ed. Disal)

Buffett diz que a análise fundamentalista ainda deve guiar as práticas de investimentos por um bom tempo. No livro os ensaios de Warren Buffett os temas destacados do universo corporativo são governança, fusões e aquisições, contabilidade e tributação. O livro é uma análise dos relatórios feitos anualmente pela Berkshire Hathaway e escritos por Buffett. No livro eles são organizados por temática.  Apesar de ser um livro falando de finanças ele começa de uma maneira bem humorada inteligente e com uma linguagem simples que envolve o leitor.

Ações comuns, lucros extraordinários de Philip Fisher

Autor analisa e relata alguns dos princípios básicos que ajudaram a definir o seu método na hora de escolher os ativos no mercado financeiro.  novamente como nas outras literaturas a análise fundamentalista é ressaltada como muito importante  para a tomada de qualquer decisão.  Mesmo tendo sido lançado em 1950 os ensinamentos contidos no livro ainda são muito importantes.

O poder de pensar fora da caixa: As lições de 8 executivos que superaram problemas aparentemente insolúveis de William N. Thorndike (ed. HarperCollins)

Com uma linguagem Moderna e também inovadora o autor mostra como pensar fora da caixinha pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. No livro ele apresenta 8 casos de executivos com problemas que eram aparentemente difíceis de resolução. E o resultado da análise diz: para atingir resultados fora do comum também é preciso ter estratégias que te levem a atitudes que vão além daquilo que todo mundo está disposto a fazer.

Foto destaque: InvestidorSardinha