Saúde e Bem Estar

Conheça Valeriana, o calmante natural que age contra a insônia

17 Mai 2022 - 17h07 | Atulizado em 17 Mai 2022 - 17h07
Conheça Valeriana, o calmante natural que age contra a insônia

Uma erva medicina chamada Valeriana é utilizada desde os tempos da Grécia e Roma antigas e continua sendo recomendada por médicos até hoje como uma espécie de remédio contra o estresse e a insônia. A planta é um fitoterápico que pode ser consumido tanto como forma de chá quanto consumida através de comprimidos.

Recentemente estudos mostraram que a Valeriana pode trazer possíveis benefícios para pessoas que buscam se acalmar e ter uma noite de sono tranquila. Estudos também mostraram que o extrato da Valeriana tem grandes quantidades de Gaba, um ácido gama-aminobutírico, que inibidor do sistema nervoso central, que é suficiente para causar um efeito de sedação, esse efeito tem a mesma lógica dos remédios considerados calmantes de tarja preta.


Valeriana pode ser utilizada tanto na forma de chá quanto de comprimido (Foto:Reprodução/ArmazémCerealista)


Segundo o Escritório de Suplementos Alimentares dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, ainda não se sabe se o Gaba pode atravessar a barreira hematoencefálica, do cérebro, para contribuir para os efeitos sedativos da Valeriana.

A espécie da planta Valeriana officinalis é amplamente usada para medicamentos fitoterápicos ou como chás, que nesse caso são usadas as raízes secas. Os comprimidos e suplementos são feitos a partir do caule da planta.

O uso de Valeriana é contraindicado para menores de 12 anos de idade, gestantes e mulheres que estejam amamentando. Pessoas que trabalhem operando máquinas também são recomendadas para não usarem esse tipo de medicamento.

Os efeitos adversos da Valeriana são, principalmente, dores de cabeça, tontura, coceira no corpo e distúrbios gastrointestinais. Estudos investigam relatos de aumento de sonolência na manhã seguinte após uma ingestão de cerca de 900 mg do medicamento.

 

Foto destaque: Planta Valeriana Reprodução/PenseNatural