Tech

Conheça algumas das tecnologias revolucionárias que ganharão destaque em 2023

11 Jan 2023 - 14h43 | Atulizado em 11 Jan 2023 - 14h43
Conheça algumas das tecnologias revolucionárias que ganharão destaque em 2023

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), desde 2001, lista as principais tecnologias que serão destaque ao longo dos 365 dias do ano. Em 2023 chegamos à 22° edição da “10 Breakthrough Technologies”.

Para este ano, a lista é composta por ferramentas que envolvem Inteligência Artificial, Biotecnologia, Mudanças Climáticas, Computação, Segurança Cibernética e Ciência Espacial. Reconhecendo os avanços tecnológicos que prometem mudar o mundo.



MIT prevê consolidação dos carros elétricos em 2023. (Reprodução/Twitter)


A publicação também destaca que as novas tecnologias podem ter efeitos positivos em diversas áreas. "Procuramos avanços que terão um grande impacto em nossas vidas", informa a publicação.

- CRISPR: técnica de edição de genes

O CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) é uma técnica de edição genética que, na última década, evoluiu rapidamente dos laboratórios para as clínicas. A técnica inicialmente era usada em tratamentos experimentais para distúrbios genéticos raros; a técnica tem potencial ara ser usada no tratamento de doenças mais comuns num futuro próximo.

- Imagens produzidas por I.A

2023 promete ser o ano da consolidação dos artistas de Inteligência Artificial. Os modelos de softwares desenvolvidos por empresas como Google e OpenAI conseguem obras de arte impressionantes com base em apenas alguns prompts de texto. Softwares comerciais como o Photoshop também estão aderindo à tecnologia.

- Drones Militares

Os avanços nos componentes de consumo e na tecnologia de comunicação baratearam os custos de drones, facilitando a produção em grande escala destes; podendo ser usados até mesmo em campos de batalha, como está sendo visto na guerra entre a Rússia e Ucrânia.

- Produção de órgãos sob demanda

Pessoas que precisam de um transplante de órgão poderão começar a receber órgãos sob demanda, aposta o MIT. Uma técnica que está sendo desenvolvida e promete grande revolução na medicina é a produção de órgãos em impressoras 3D, a partir das células do próprio paciente.

- Consolidação dos carros elétricos

Os veículos elétricos estão finalmente se tornando uma opção realista. A produção de baterias está ficando mais barata e os governos têm atuado para aprovar regras mais rígidas sobre a emissão de gases poluentes. As principais montadoras do mundo prometeram produções totalmente elétricas em poucos anos, enquanto os consumidores já se mostram mais interessados em obter seu próprio veículo elétrico.

Foto Destaque: cientista do MIT. (Reprodução/Twitter)