Saúde e Bem Estar

Conheça cinco estratégias para eliminar a retenção de líquido

01 Jul 2022 - 15h25 | Atulizado em 01 Jul 2022 - 15h25
Conheça cinco estratégias para eliminar a retenção de líquido

A retenção de líquido é comum, mas pode gerar muita tristeza e confusão. Mesmo seguindo a dieta e os treinos, o físico pode aparecer mais pesado em alguns dias, mas isso não significa o ganho de peso, e sim, a retenção de líquido.


A retenção de líquido gera grandes confusões na busca por uma vida mais saudável (Foto: Reprodução/Blog Artrite Reumatoide)


Em casos mais simples, pode ser por longos períodos sentados ou em pé, efeitos colaterais de medicamentos, mas existem causas que podem estar ligadas aos desbalanços hormonais, como a tireoide ou estradiol, que mesmo assim, precisa de um acompanhamento médico para ter certeza do que ocorre com o seu corpo. Saiba algumas estratégias eficientes para acabar com a sua retenção de líquido:

- Diminuir a quantidade de sódio: O sódio tem funções importantes no organismo, cerca de 2g a 3g por dia é necessário para o nosso corpo, e uma das recomendações é trocar o sal comum pelo sal light, que é melhor que o sal rosa do himalaia. Evite alimentos com muito sódio!

- Tomar muito líquido: A recomendação é de que, com exceção da primeira urina do dia, as próximas terão que ser quase transparentes. Então beba muita água!

- Chás diuréticos: Chá verde, hibisco e cavalinha estão entre os chás mais citados, mas vale lembrar, o chá verde tem cafeína e pode ter efeitos colaterais. A restrição de cafeína e álcool auxiliam demais na retenção.

- Fazer jejum: Em uma dieta de jejum intermitente, você tem um grande efeito diurético, mas claro que, se você comer, ele vai diminuir. O uso de chás durante o jejum é uma boa estratégia.

- É gordura?: Você também pode ter essa dúvida se é uma retenção de líquido ou gordura corporal. Não se equivoque: procure especialistas.

 

Foto de Destaque: Examinando o próprio corpo. Reprodução/Tenda Atacado