Notícias

Conheça detalhes sobre a Starship, nave espacial da SpaceX

18 Abr 2023 - 14h28 | Atulizado em 18 Abr 2023 - 14h28
Conheça detalhes sobre a Starship, nave espacial da SpaceX

A empresa de voos espaciais do bilionário Elon Musk, SpaceX, tentou lançar sua nave espacial, Starship, nesta segunda, 17, mas o voo precisou ser adiado para o dia 20 por complicações de pressurização no propulsor da nave.

O lançamento seria o primeiro voo orbital da Starship, apontada como a nave com o sistema de lançamento mais poderoso da história. De acordo com um comunicado da SpaceX, a nave é um “sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além”.

A Starship é constituída por uma nave e um propulsor, chamado Super Heavy. Juntos, somam 120 metros de altura e 90 metros de diâmetro, e podem transportar 150 toneladas reutilizáveis, ​​e 250 toneladas descartáveis.


Starship acoplada na Starbase, torre de lançamentos de foguetes. (Reprodução/Instagram)


A nave também é capaz de transportar até 100 passageiros em voos interplanetários, realizar a entrega de satélites, e possibilitar até o desenvolvimento de uma base lunar. Além das viagens espaciais, também é possível viajar entre países em uma hora ou menos.

Starship está sendo testada desde 2019, sem o propulsor, mas só conseguiu seu primeiro pouso bem-sucedido em 2021. Desde então, já concluiu diversos testes de voos suborbitais e provou que pode entrar na atmosfera terrestre, e virar para uma posição vertical de pouso. O propulsor Super Heavy também foi testado, e realizou o maior número de ignições simultâneas de motores de foguete da história. A torre de lançamentos de foguetes construída, a Starbase, é a mais alta do mundo, com 143 metros de altura, e fica em em Boca Chica, no sul do Texas, EUA.


A base de lançamentos Starbase, em Boca Chica, Texas. (Reprodução/Instagram)


A Nasa, empresa norte-americana de exploração espacial, escolheu a SpaceX para fornecer o sistema de pouso humano que fará o transporte dos tripulantes da missão espacial Artemis III, que levará a primeira mulher e o primeiro homem negro no retorno à Lua após mais de 50 anos da sexta e última missão do projeto Apollo, a Apollo 17. "A SpaceX planeja usar um conceito único de operações para aumentar a eficiência geral de seu módulo de pouso. Após uma série de testes, a SpaceX voará pelo menos uma missão de demonstração não tripulada que pousará a Starship na superfície lunar", afirma a Nasa.

 

Foto destaque: Starship acoplada na Starbase. Reprodução/Instagram.