Saúde e Bem Estar

Conheça gua sha: A técnica para melhorar a saúde da pele

19 Jul 2022 - 21h53 | Atulizado em 19 Jul 2022 - 21h53
Conheça gua sha: A técnica para melhorar a saúde da pele

A técnica gua sha é muito usada na medicina oriental asiática, e promete melhorar o fluxo sanguíneo da pele e retardar o aspecto de envelhecimento da pele. A técnica é usada no corpo e no rosto, raspando e esfregando a pele, para diminuir o inchaço, a dilatação dos poros, a dor e a tensão presente.

Ela é considerada também uma forma de induzir e estimular uma 'energia qui' presente no corpo (chi), inclusive, esse é um dos fatores que libera a dor e outros sintomas, segundo a medicina chinesa.

Essa técnica é usada em geral por acupunturistas ou massoterapeutas qualificados, que garantem que a eficácia vai além do relaxamento. O gua sha melhora o sistema imunológico e até auxilia na eliminação de toxinas no corpo, agindo como uma drenagem linfática mais suave.

Ela é mais usada no pescoço, ombros, costas e rosto, regiões do corpo com mais tensão. São diversos tipos de movimentos, pressões intensas ou leves e relaxantes. Essa técnica geralmente resulta em petéquias transitórias na pele, pontos vermelhos que surgem por vasos sanguíneos rompidos durante o procedimento, mas desaparecem dias depois.

Os movimentos do gua sha são terapêuticos e não causam dor. A técnica é conhecida por aliviar dor lombar crônica, dor musculoesquelética e dor no pescoço. Além de estimular a circulação, ela pode auxiliar na produção de colágeno, como efeito um lifting.

No rosto, se usa uma pedra gua sha facial, feitas de materiais como jade, bian e quartzo rosa, sempre com um aspecto liso e moldado a depender da pedra. Um óleo é aplicado no rosto antes da massagem com as pedras, para suavizar os movimentos.

Dessa forma, as toxinas do rosto são drenadas. O modo como a técnica é aplicada depende de cada pessoa, assim, ela se torna mais eficaz. Ela pode ser praticada em casa, com ferramentas apropriadas para o procedimento.

As principais ferramentas usadas são as colheres e as pedras:

Foto: Pedra quartzo rosa/Pedra jade

Colher: funciona com a compressão, buscando seguir a linha do rosto com movimentos mais precisos. A colher também é feita com a mesma variedade de pedras usadas na técnica, mas ao contrário do método que utiliza somente a pedra, ela é mais indicada para massagem facial.

Pedra: popularmente ela é feita de tipos de pedra mais comuns, como a jade. Elas têm bordas arredondadas e são lisas. É a mais indicada para todas as partes do corpo.

COMO FAZER O GUA SHA EM CASA

O preparo e o conhecimento dos movimentos básicos são necessários na hora de fazer o procedimento em casa. Primeiro, se deve aplicar um óleo facial para que a pedra deslize mais facilmente na pele, em seguida movimentos ascendentes, contrários aos do envelhecimento da pele, de baixo para cima. Os movimentos devem seguir um padrão, de modo que ambos os lados da face sejam pressionados da mesma maneira. A intensidade não deve jamais causar dor ou desconforto.

A técnica não deve ser aplicada por pessoas que fazem uso de anticoagulantes, portanto, é importante consultar um especialista para saber se é adequada ou não. Se há interesse na prática do gua sha, saiba que ela é segura e apresenta muitos resultados positivos.

 

Foto destaque: Dicas de Mulher (2L Beauty)