Beleza

Conheça os benefícios da acidificação capilar e potencialize os cuidados dos cabelos

09 Mai 2022 - 10h55 | Atulizado em 09 Mai 2022 - 10h55
Conheça os benefícios da acidificação capilar e potencialize os cuidados dos cabelos

Identificar as necessidades dos cabelos pode parecer um bicho de sete cabeças, especialmente quando várias tentativas já foram feitas para deixar as madeixas mais bonitas e sedosas, porém não foram obtidos nenhum resultado satisfatório.

Nessa hora entra um novo conceito no tratamento para os fios, chamado de acidificação capilar, que é uma técnica utilizada para equilibra o PH do fio, a fim de deixá-lo saudável e com boa aparência novamente.


Acidificação capitar renova a beleza dos fios (Foto: Reprodução/ Vitat)


Encontrar o tratamento certo conforme as características dos cabelos são de extrema importância para o sucesso no resultado. Um dos atributos principais é reconhecer que os cabelos estão ressecados, porosos e sem vida. Esse tratamento, que é mais ácido, fará com que os fios possam absorver os nutrientes e vitaminas, e assim deixá-los macios e sedosos novamente. Em entrevista à revista Capricho, a dermatologista Dra. Gabriela Noronha, explica como o tratamento funciona.

 “A haste do nosso cabelo tem um pH naturalmente ácido, que mantém o cabelo sedoso, macio e sem muito frizz. Quando esse pH sobe, ou seja, fica mais básico, a cutícula do fio abre e, aí, começamos a ter queixas de um fio mais opaco e sem brilho. Esse é o momento de acidificá-lo!”, afirma a especialista.

O procedimento é realizado nos fios, preferencialmente com produtos industrializados, pois produtos caseiros podem ocasionar resultado inesperado e até piorar a situação que o cabelo já se encontra. Portanto, o ideal é adquirir um produto que irá equilibrar o PH dos fios. Listamos alguns que trarão ótimos resultados para suas madeixas, são eles: Infusão 2.0 Acidificante da Widi Care, Selador de Cutículas Ph Balancer da K.Pro, Acidificante Antiporosidade ACID-C da Curly Care e o Pós-Shampoo Queravit da Bio Extratus.



Mas, como fazer a acidificação capilar?

Esses produtos irão diminuir a porosidade dos fios e devolver o brilho, é o que afirma a tricologista Viviane Coutinho, “Para cabelos que precisam de mais emoliência, indico uma máscara de nutrição; cabelos mais quebradiços, optamos por reconstrução, e cabelos precisando de brilho a hidratação. A indicação sempre será de acordo com a necessidade”, conclui Viviane.

O tempo certo para fazer a acidificação é quando for percebido uma aparência ressecada, devido o uso de químicas constantes e outros fatores que comprometem a saúde dos fios como: chapinha, babyliss, secador e alisamento, esses procedimentos interferem no PH dos cabelos deixando-os porosos.

A acidificação capilar traz inúmeros benefícios para as madeixas. O principal deles é o fortalecimento dos fios, o tratamento proporciona mais brilho, cabelos protegidos e saudáveis. Isso acontece porque essa técnica fecha a cutícula do fio, ocasionando a retenção da hidratação e assim, os cabelos ficam nutridos por mais tempo.


Os benefícios da técnica da acidificação capilar (Foto: Reprodução/Purepeople)


Siga essas orientações e mantenha suas madeixas saudáveis, protegidas por muito mais tempo.

Foto destaque: Benefícios da acidificação capilar no tratamentos para cabelos secos. Reprodução/All Things Hair.