Saúde e Bem Estar

Conheça os chás que ajudam a dormir melhor

21 Mar 2022 - 15h29 | Atulizado em 21 Mar 2022 - 15h29
Conheça os chás que ajudam a dormir melhor

De acordo com o portal do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, chás trazem vários benefícios que vão além do relaxamento como na eliminação de toxinas, purificação do metabolismo e diminuição na retenção de líquidos. Nairana Borim, nutricionista do Centro de Nutrição do Hospital relata que “todos os chás contém polifenois, que trazem inúmeros benefícios: melhoram os níveis de concentração e energia, previnem e tratam a ateroesclerose, previnem o diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, impedem o fornecimento de sangue ao tumor e incentivam a autodestruição das próprias células cancerígenas”.

Nairana também adverte que o excesso também possui efeitos colaterais como náuseas, flatulência, diárreia e dores no estmômago e que devido a isso é necessário ter bom senso no seu consumo.


Xícara de chá (Foto: Myriams-Fotos por Pixabay)


Alguns chás indicados para amenizar a insônia são:

Chá branco, que auxilia na melhoria do sistema nervos, na redução do cortisol e do envelhecimento celular. Também atua na redução da gordura, age como anti-inflamatório e no sistema imunológico.

Camomila com propriedade calmante, esta erva também age de forma sedativa, enriquecida de apigenina que posssui efeito relaxante. Seu chá tem ação anti-inflamatória e imunoestimulante.

Erva-cidreira, que ajuda na regularização menstrual, como em cólicas, pode ser usada em caso de gripo e febre, dores musculares e gases no intestino. 

Lavanda, melhora a pele, também ajudas nas cólicas e no humor. Seu chá é feito a partir de infusão dos botões roxos da planta.

Valeriana, possui propriedades sedativas, pode controlar o déficit de atenção e hiperatividade, TPM, estresse, ansiedade, sintomas da menopausa e cólicas menstruais. A erva pode ser usada como um tratamento natural para melhorar a qualidade do sono.

Os chás podem ser feitos por infusão, ato de ferver a água e colocar a folha ou alimentos mais fáceis de dissolver seus nutrientes na água ou por decocção, deixando os alimentos na panela até a sua fervura. Mais indicada para os mais duros, como cascas e raízes.

 

Foto Destaque: Imagem de congerdesign por Pixabay.