Saúde e Bem Estar

Conheça os hábitos para melhorar a saúde mental

07 Jun 2022 - 17h06 | Atulizado em 07 Jun 2022 - 17h06
Conheça os hábitos para melhorar a saúde mental

A preocupação com a saúde mental das pessoas vem crescendo constantemente entre os especialistas e até mesmo com quem é leigo no assunto. Os motivos para isso são muitos, desde a recente pandemia de coronavírus, até o aumento nos casos de depressão e a ansiedade gerada por questões econômicas, políticas e sociais. 

A rotina do dia a dia pode interferir na saúde mental do ser humano, e é claro que outros aspectos também podem impactar um estudo recente desenvolvido pelo Serasa mostrou que 85% dos brasileiros endividados entrevistados lidavam com questões de insônia ou dificuldade para dormir por conta de preocupações financeiras. 


Após o início da pandemia, muitas pessoas procuraram tratar a saúde mental (Foto:Reprodução/RobertHalf)


Alguns hábitos podem ajudar na melhora da saúde mental, como horários definidos para dormir e acordar onde a consistência é muito importante para o corpo, e ter horários fixos para dormir e acordar na maioria dos dias garante um bom número de horas de sono e descanso merecido para o corpo. 

Praticar exercícios físicos também ajudam a melhorar a saúde mental na medida que aumentam os níveis de endorfina. A periodicidade fica a critério, a Organização Mundial da Saúde recomenda 30 minutos por dia), mas busque uma atividade que você gosta e mova o corpo.

Regular o tempo utilizando as redes sociais ajudam a manter a saúde mental boa, já existem muitos estudos que mostram como as redes sociais interferem na nossa saúde mental. Acordar e dar de cara com o feed do Twitter, por exemplo, cheio de notícias e reclamações, não é bom.

Ter e manter uma alimentação saudável equilibrada no dia a dia também é um fator que ajuda a manter a saúde mental estabilizada.

Praticar um hobby é uma forma de desestressar, mudar o foco da mente e colocar o corpo em movimento de uma forma nova.

 

Foto destaque: Saúde mental Reprodução/São Cristóvão Saúde