Beleza

Conheça os riscos de usar limão com bicarbonato para clarear as axilas

25 Abr 2022 - 22h00 | Atulizado em 25 Abr 2022 - 22h00
Conheça os riscos de usar limão com bicarbonato para clarear as axilas

As axilas são áreas do corpo muito sensíveis que podem ficar escuras por vários motivos, desde o excesso de suor até atritos constantes com lâminas e depilações. A fricção de roupas, dependendo do tecido, também é um fator que causa o escurecimento da região e, quando isso acontece, a tendência é o indivíduo esconder a área.

Com isso, algumas mulheres recorrem ao mundo virtual a fim de encontrarem alternativas caseiras para resolver a situação. Inclusive recentemente, foi divulgado nas redes sociais uma receita composta por suco de limão e bicarbonato, que promete clarear as axilas deixando a pele mais uniforme. Em entrevista à revista Capricho, o médico dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica Gru e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esclareceu os riscos oriundos dessa receita caseira.

"O suco de limão e o bicarbonato de sódio contêm propriedade de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível. No suco do limão há também uma substância chamada furocumarina, que, quando em contato com a radiação ultravioleta, se torna um irritante da pele, provocando dermatite (eczema de contato). A pele inflamada depois pode cicatrizar com manchas", explica Dr. Daniel Cassiano.


Suco do limão com bicarbonato "se torna um irritante para a pele". (Foto: Reprodução/Melhor Mania)


Para impedir o escurecimento das axilas, é importante evitar o uso de lâminas e processos que podem causar irritação à pele. Prefira roupas de algodão e peças mais arejadas, pois evitam o suor excessivo.

Outro fator que merece atenção é o tipo de desodorante usado no dia a dia. Alguns possuem substâncias irritantes, conforme explica o médico dermatologista. "O alumínio, por exemplo, muito usado nas fórmulas de desodorante por obstruir o ducto das glândulas sudoríparas e inibir o suor, pode causar sensibilidade na pele, assim como o álcool e o bicarbonato de sódio, que contêm propriedades de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível", esclareceu.

Para clarear as axilas com segurança, segundo o médico, alguns inibidores são indicados para chegar a esse resultado. "Inibidores da tirosinase são as substâncias escolhidas para clarear a pele. No entanto, o tratamento com cremes geralmente tem resultado limitado. Por essa razão, associamos com lasers de pigmento e peelings seriados", conclui Dr. Daniel Cassiano.

No entanto, o médico reforça a importância de acompanhamento dermatológico a fim de obter sucesso no tratamento.

 

 

Foto destaque: Tratamentos caseiros para clarear axilas. Reprodução/Vitat