Esportes

Corinthians encaminha acerto com Luis Castro, conheça o técnico português

18 Fev 2022 - 21h53 | Atulizado em 18 Fev 2022 - 21h53
Corinthians encaminha acerto com Luis Castro, conheça o técnico português

O Corinthians tem um acerto encaminhado com o técnico Luis Castro, de 60 anos, atualmente no Al-Duhail, do Catar. Depois de 16 dias da demissão de Sylvinho, o clube paulista recebeu o "sim" do português após enviar uma proposta oficial.


Luis Castro e Marlos, meio-campista brasileiro, em seu período no Shakhtar (Via:Denis Doyle/Getty Images)


A diretoria Alvinegra manteve em mistério as negociações envolvendo um novo treinador, mas na última quarta-feira (16) enviaram uma proposta para Luis Castro com intermédio dos empresários Kia Joorabchian e seu sócio Giuliano Bertolucci. A proposta do Corinthians foi de um pagamento anual na casa dos R$ 20 milhões para Castro e sua comissão técnica. O entrave é a multa rescisória com o clube do Catar, que é de 1,2 milhões de euros (R$ 7 milhões), porém, o estafe do treinador negocia a sua liberação.

Caso o acordo seja concluído, ele deve chegar ao Brasil na próxima semana com os auxiliares João Brandão e Vítor Severino, o preparador físico Pedro Brito e com o analista José Costa. Um preparador de goleiros também pode ser incluído. A mídia portuguesa confirma o acerto e diz que a multa rescisória com o Al-Duhail será paga, mas o treinador só chegará no Timão após o jogo de seu atual clube diante o Al-Saad no próximo dia 25 de janeiro.

Quem é Luis Castro?

O português que deve assumir o Corinthians nos próximos dias iniciou a carreira como treinador no modesto Águeda de Portugal, passou pelo Mealhada, Esrarreja, Sanjoanesnse e Penafiel na sua terra natal antes de assumir o cargo de diretor técnico das categorias de base do Porto em 2006, ele tem vasta experiência com jovens promessas e ficou no cargo de executivo da base do Porto até 2014.

Após anos dedicados a área administrativa resolveu retomar a carreira como técnico e teve passagens pelo Rio Ave, Chaves e Vitória em Portugal, assumiu o Shakhtar Donestsk em 2019 e está no Al-Duhail, do Catar, desde 2021. Na Ucrânia foi onde teve mais sucesso comandando a legião de brasileiros do clube, entre eles Dentinho, venceu o Real Madrid duas vezes pela Champions League e foi Campeão Ucraniano em 2020.

As equipes de Luis Castro se notabilizam pelo estilo ofensivo, o treinador é adepto das formações 4-3-3 ou 4-2-3-1 e tem como referência um jogo com maior posse de bola perante os adversários, com busca ao gol na maior parte do tempo e que aproveita bem os jovens do elenco. 

 

 

Foto destaque: Luis Castro. Reprodução/Bruno de Carvalho-Getty Images.