Saúde e Bem Estar

Coronavirus: Variante Delta em São Paulo já está proxima de 70% dos novos casos

04 Set 2021 - 12h00 | Atulizado em 04 Set 2021 - 12h00
Coronavirus: Variante Delta em São Paulo já está proxima de 70% dos novos casos

A análise da prefeitura paulista, contando com a parceria do Instituto Butantan, ressalta que a curva de crescimento não é significativa.

O avanço pelo mundo dessa nova cepa vem provocando um alerta nas autoridades de saúde e governantes, pois mesmo com locais tendo uma taxa de vacinação elevada, estão registrando um número maior de casos, ressaltando a manutenção mais que necessária das medidas protetoras por um tempo ainda mais elevado.

A análise da prefeitura paulista, contando com a parceria do Instituto Butantan, ressalta que a curva de crescimento não é significativa. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os resultados das amostras de novos casos já representam 96 % das amostras. Na cidade carioca, essa chegada da cepa Indiana está associada a uma nova explosão de casos e a volta da lotação das UTI’s.

A administração municipal, buscando mapear e entender esse novo perfil do vírus, vai buscar fazer a testagem dos casos comunicados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Serão testados tanto os assintomáticos quanto as pessoas que estão com sintomas e tiveram contato com as pessoas que apresentaram exame positivo.

 


A variante está se espalhando rapidamente nas grandes cidades ( Imagem: Barbara Landolo )


Na busca por respostas às questões novas que se apresentam, pesquisadores afirmam que a tão divulgada imunidade de rebanho se torna praticamente inviável, apresentando a vacinação como a única alternativa eficaz para a redução dos novos casos, embora novos estudos vêm demonstrando uma redução na capacidade de proteção das vacinas de todos os fabricantes com apenas uma dose, sendo essencial completar o ciclo vacinal com duas doses para se obter a eficiência e eficácia que os imunizantes apresentam.

Por esses e outros motivos é que precisamos dar a devida atenção à vacinação, pois somente com a imunização da população poderemos ter a esperança de voltarmos à uma normalidade em termos de sociedade e convivência urbana.

 

Mais Lidas