Notícias

Covid-19: 75% dos brasileiros sentem segurança com o avanço da vacinação, diz estudo

12 Nov 2021 - 17h48 | Atulizado em 12 Nov 2021 - 17h48
Covid-19: 75% dos brasileiros sentem segurança com o avanço da vacinação, diz estudo

Segundo a Pesquisa de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), solicitada pela Pfizer, 75% dos brasileiros sentem mais segurança com o avanço das vacinas no país, sem exclusão de nenhuma das vacinas aplicadas. Além disso, 20% ainda se mostram hesitantes, enquanto 5% dos entrevistados não souberam responder. Esses dados foram recolhidos pelo Ipec entre os dias 19 a 29 de outubro. 

 

Ainda segundo o estudo, 69% das pessoas se mostraram positivas em relação à vacinação, onde os sentimentos que mais prevaleceram foram os de esperança (29%), otimismo (24%) e alívio (16%). Entretanto, mesmo com a maior sensação de tranquilidade geral, a pesquisa ainda aponta que mais de 80%, dos 2 mil entrevistados, têm muito ou ao menos um pouco de medo de uma nova onda do novo vírus no Brasil. 


Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, só irá flexibilizar a utilização de máscaras com 75% de todos os cariocas vacinados. Reprodução/Douglas Lopes/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Medidas de prevenção: se manterão ou não?

 

Ainda segunda a pesquisa, 58% dos entrevistados manterão o uso do álcool em gel mesmo após o fim da obrigatoriedade e 55% manterão o hábito de lavar sempre as mãos, enquanto 40% manterão, eventualmente o uso das máscaras de proteção e 31% ainda realizará o distanciamento social em aglomerações. Devido a isso, então, é possível perceber uma mudança habitual dos brasileiros desde o início da pandemia, algo que provavelmente se manterá em parte da sociedade.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Novo-golpe-circula-no-Whatsapp

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Disney-declara-desaceleracao-no-crescimento-do-numero-de-seus-assinantes

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Wesley-Safadao-Thyane-Dantas-e-a-promotora-Sabrina-Tavares-podem-ser-indiciados-ate-13-anos-de-prisao

 

Hábitos sociais antes da pandemia bem comuns são os que mais fazem falta nos corações dos brasileiros. Dentre eles, os encontros mais frequentes com amigos e familiares ocupam 40% das respostas, como também a vontade de frequentar shoppings, bares, teatros, academias, entre outros. Em segundo lugar, com 35% das respostas está poder frequentar regiões abertas, como parques, praias ou cachoeiras e 32% desejam voltar a viajar sem preocupação.

 

Logo em seguida estão os 23% das pessoas que desejam ir a shows, festas e jogos de futebol e 18% querem voltar aos cursos presenciais. Por fim, 16% desejam voltar a trabalhar de forma presencial e 15% avisam que voltaram a realizar todas as atividades da pesquisa normalmente.

 

Foto Destaque: Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, estado que anunciou pela primeira vez desde o início da pandemia, um dia sem óbitos.Reprodução/CNN Brasil/Governo do Estado de São Paulo