Segundo a Pesquisa de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), solicitada pela Pfizer, 75% dos brasileiros sentem mais segurança com o avanço das vacinas no país, sem exclusão de nenhuma das vacinas aplicadas. Além disso, 20% ainda se mostram hesitantes, enquanto 5% dos entrevistados não souberam responder. Esses dados foram recolhidos pelo Ipec entre os dias 19 a 29 de outubro.
Ainda segundo o estudo, 69% das pessoas se mostraram positivas em relação à vacinação, onde os sentimentos que mais prevaleceram foram os de esperança (29%), otimismo (24%) e alívio (16%). Entretanto, mesmo com a maior sensação de tranquilidade geral, a pesquisa ainda aponta que mais de 80%, dos 2 mil entrevistados, têm muito ou ao menos um pouco de medo de uma nova onda do novo vírus no Brasil.
LEIA MAIS
Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, só irá flexibilizar a utilização de máscaras com 75% de todos os cariocas vacinados. Reprodução/Douglas Lopes/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Medidas de prevenção: se manterão ou não?
Ainda segunda a pesquisa, 58% dos entrevistados manterão o uso do álcool em gel mesmo após o fim da obrigatoriedade e 55% manterão o hábito de lavar sempre as mãos, enquanto 40% manterão, eventualmente o uso das máscaras de proteção e 31% ainda realizará o distanciamento social em aglomerações. Devido a isso, então, é possível perceber uma mudança habitual dos brasileiros desde o início da pandemia, algo que provavelmente se manterá em parte da sociedade.
https://inmagazine.ig.com.br/post/Novo-golpe-circula-no-Whatsapp
Hábitos sociais antes da pandemia bem comuns são os que mais fazem falta nos corações dos brasileiros. Dentre eles, os encontros mais frequentes com amigos e familiares ocupam 40% das respostas, como também a vontade de frequentar shoppings, bares, teatros, academias, entre outros. Em segundo lugar, com 35% das respostas está poder frequentar regiões abertas, como parques, praias ou cachoeiras e 32% desejam voltar a viajar sem preocupação.
Logo em seguida estão os 23% das pessoas que desejam ir a shows, festas e jogos de futebol e 18% querem voltar aos cursos presenciais. Por fim, 16% desejam voltar a trabalhar de forma presencial e 15% avisam que voltaram a realizar todas as atividades da pesquisa normalmente.
Foto Destaque: Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, estado que anunciou pela primeira vez desde o início da pandemia, um dia sem óbitos.Reprodução/CNN Brasil/Governo do Estado de São Paulo