Saúde e Bem Estar

Covid-19: Brasil atinge a menor média móvel de mortes em fevereiro

26 Fev 2022 - 12h22 | Atulizado em 26 Fev 2022 - 12h22
Covid-19: Brasil atinge a menor média móvel de mortes em fevereiro

A média móvel de óbitos por Covid-19 caiu pelo quinto dia seguido no Brasil, chegando ao número de 733 mortes por Covid-19. Esta é a menor média desde o último dia 4 e significa uma redução de -12,7%, se comparada aos dias anteriores. O país acusou 770 mortes pela doença nas últimas 24 horas. 

Os casos registrados por Covid-19 também apresentaram queda. Com 91.595 casos registrados no momento, o Brasil acusa pelo décimo sexto dia seguido, uma redução de 20,9%, atingindo o número de 87.340 casos. É a maior baixa desde o dia 18 de janeiro. 

As informações foram passadas nesta sexta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e servem como referência para o acompanhamento da pandemia no país. A média móvel é baseada nos números dos últimos sete dias, evitando confusões causadas por notificações que possam ocorrer nos finais de semana.   


Realização de testes em laboratórios Reprodução/Divulgação: cnnbrasil.com.br


Esta queda tem relação com o avanço da vacinação, de acordo com especialistas. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance de contrair ou vir a óbito pela doença. O foco do país no momento é a vacinação infantil e a dose de reforço nos adultos. O isolamento social também é fundamental, pois evita a proliferação da doença, preservando a integridade física das pessoas.

As campanhas realizadas sobre testes, uso de máscaras, álcool em gel e principalmente a higienização de mãos e rostos, cuidados que todos devem tomar, aliadas ao incentivo as vacinas, são muito importantes para conter e combater a pandemia. 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) informou através de uma pesquisa realizada, que pelo menos 380 mil hospitalizações e 66 mil mortes poderiam ter sido evitadas devido ao isolamento social e as vacinações. Um número significativo para o Brasil. 

A pandemia teve início em 2020 e desde então, o Brasil já totalizou, entre suas variantes, 28.670.242 casos de Covid-19. O número total de óbitos já atingiu a marca de 648.160.

Foto destaque: testes Covid. Reprodução/Divulgação: cnnbrasil.com.br