Saúde e Bem Estar

Covid-19: Novo boletim da Fiocruz aponta aumento de casos em 20 estados

22 Dez 2022 - 19h54 | Atulizado em 22 Dez 2022 - 19h54
Covid-19: Novo boletim da Fiocruz aponta aumento de casos em 20 estados

Foi divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira (22), o novo Boletim Infogripe, responsável por apontar o aumento no casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 20 dos 27 estados brasileiros. Apesar de existir crescimento em todas as faixas etárias, a população adulta se destaca sendo a mais afetada. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a Covid-19 teve a maior prevalência entre as infecções (com mais de 80%), seguida pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), influenza B e influenza A.

A recomendação médica para todos é de que seja adotada cautela em situações com alto risco de infecção, como transporte público e locais fechados e com aglomeração. Os 20 estados que apresentaram crescimento moderado de SRAG são: Alagoas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Pará; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; Sergipe e Tocantins.



Agência Fiocruz divulgou novos dados sobre saúde nos estados do Brasil (Reprodução/Twitter)

Nos estados mencionados, o aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, compatível com aumento de internações associadas à Covid-19. Em virtude da proximidade das celebrações de fim de ano, o pesquisador e coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, recomenda cuidado em ambientes que possam ocasionar contatos diretos, com risco de infecção.

Já para pessoas com maior risco de desenvolver casos graves, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, bem como nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2. “Em São Paulo, o VSR é o responsável pela maioria das contaminações em crianças de 0 a 4 anos, além de apresentar retomada do crescimento nesse público nos três estados da região Sul e no Distrito Federal”, disse Marcelo.

Os estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo são os únicos em que se observa uma queda no número de novos casos semanais. A análise foi feita com base nos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 19 de dezembro.

 

Foto destaque: Vacina da Covid-19. Reprodução/Twitter