Nesta segunda-feira (1), o Estado de São Paulo irá encerrar as restrições de público e eventos devido a pandemia da Covid-19 após 600 dias de imposições. A partir de hoje, todos os estabelecimentos comerciais, salão de festas, estádios e apresentações ao vivo em pé, não terão mais lotação máxima estabelecida por conta do vírus, podendo chegar a 100% de sua capacidade e nem precisarão ter seus horários de funcionamento racionalizados. Entretanto, em eventos com mais de 500 pessoas, ainda será necessário apresentar a carteira obrigatória de vacinação, como também o uso de máscaras.
Desta forma, chega ao fim o Plano estadual de combate a Covid-19, e será responsabilidade de cada município aderir ou não a decisão. Desde setembro, a capital paulista já permite a entrada de eventos com mais de 500 pessoas, exigindo apenas a carteira de vacinação obrigatória.
LEIA MAIS
Movimentação de consumidores na região da Rua 25 de março, área de comércio popular no centro de São Paulo, neste sábado (31.out.2020), data em que é comemorado o Dia das Bruxas
O fato da taxa de ocupação deste domingo (31), se encontrava abaixo dos 30% no Estado e abaixo dos 40% na Grande São Paulo também influenciou a decisão, como também a diminuição no número de novas infecções e o aumento no número de vacinados. Além disso, segundo a secretaria de Saúde, o Estado se encontra, atualmente, com 87,63% da população já com esquema vacinal completo.
https://inmagazine.ig.com.br/post/Salario-minimo-pode-chegar-a-R-1200-em-2022
https://inmagazine.ig.com.br/post/G20-o-grupo-que-organiza-as-20-maiores-economias-do-mundo
https://inmagazine.ig.com.br/post/Conta-de-luz-sera-mais-barata-em-novembro-para-os-mais-pobres
Ainda sem uma data pré-estabelecida, os membros do Centro de Contingência da Covid-19, pretendem flexibilizar o uso de máscaras de forma gradual e a medida ainda se encontra em estudo. Aqueles que ainda não possuem sua carteira de vacinação com pelo menos duas doses, poderão frequentar os eventos e centros comerciais liberados, contanto que estejam, também, com o teste negativo atualizado da Covid-19 em mãos. De acordo com a mesma norma da DGS, "as livrarias, arquivos, bibliotecas, museus, palácios, monumentos e similares passam a ter sua utilização regular."
Foto Destaque: Reprodução/Alejandro Garcia/EPA